Comissão de Seguridade Social (CSS)

A comissão é formada por conselheiras/os, profissionais da base e representantes do CRESS-RN nos conselhos e fóruns de políticas públicas. Assim, o seu objetivo é a defesa da Seguridade Social de acordo com o que preconiza a Constituição Federal de 1988, um “conjunto de ações por parte dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.

Deste modo, reforça a importância de um exercício profissional para além da aparência e que busque a todo momento exercitar mentalmente o movimento entre singular e universal no que diz respeito aos elementos envolvidos nas mais diversas políticas sociais e suas interconexões com a dinâmica real da sociedade, bem como pensar em objetivos imediatos e mediatos do exercício profissional, orientando cada pequena ação cotidiana a construções maiores.

Tem como defesa instransigente um Serviço Social crítico na luta por uma efetiva Seguridade Social para as/os usuárias/os dos serviços, universal, gratuita e de responsabilidade estatal. Defende e explicita os posicionamentos das/os assistentes sociais por meio da participação nos fóruns e nos Conselhos de Direitos e de Políticas Sociais.

Agrega as seguintes temáticas: Seguridade Social (Saúde, Previdência, Assistência Social, Educação); Pessoa Idosa e Desenvolvimento Urbano.

Tem como funções: subsidiar a gestão do CRESS-RN com informações, pareceres e posicionamentos políticos na área da Seguridade Social; articular representantes do CRESS-RN nos conselhos de controle social e fóruns; articular os posicionamentos políticos da gestão e do Conjunto CFESS-CRESS com a realidade dos diversos conselhos; ser um espaço fundamental de participação, articulação e defesa da Seguridade Social e dos direitos sociais, preconizados no Projeto Ético-Político das/os assistentes sociais, reunindo as políticas que asseguram a proteção social das/os cidadãs/os, e promover espaços de estudos e debates relacionados à Seguridade Social e às políticas públicas.

Composição:

Leonardo Diego da Silva Silveira (Coordenador - conselheiro)
Valéria Samantha Pereira da Costa (Vice-coordenadora - membro Seccional Mossoró)
Ivaneide Duarte de Freitas (Conselheira)
Eliane de Oliveira Silva (Conselheira)

Dúvidas Frequentes

Respondemos as principais dúvidas

TIRAR DÚVIDAS
TOPO