Oficina ABEPSS Itinerante debate em Natal formação antirracista

A 7ª edição da oficina ABEPSS Itinerante aportou em Natal nesta segunda-feira (22), mais precisamente na UFRN. Reunindo profissionais, docentes e estudantes, teve como tema “diretrizes curriculares, debate étnico-racial e projetos pedagógicos”.

A presidenta do CRESS-RN, Ana Paula Agapito, e a assistente social Kelly Oliveira foram as facilitadoras da atividade. O projeto acontece em todo o país, buscando formular propostas que fortaleçam a direção crítica da profissão por meio da pesquisa, ensino e extensão.

Na mesa de abertura, saudaram as pessoas participantes as docentes Silvana Mara e Ilka Souza, representando o Departamento de Serviço Social da UFRN, e a estudante Helena Beatriz, do Centro Acadêmico de Serviço Social.

Para Ilka, o fortalecimento das estratégias político-pedagógicas é essencial para combater a precarização do ensino superior. Silvana destacou a importância da ABEPSS Itinerante para pensar a direção social da formação profissional. Helena, por sua vez, ressaltou que a aproximação com a categoria ainda na graduação consolida esta formação.

Durante o primeiro momento, no horário da manhã, Ana Paula e Kelly apresentaram a oficina e os módulos, bem como traçaram um panorama do debate racial no Brasil, conversando também sobre as culturas negras e indígenas no Rio Grande do Norte.

As facilitadoras abordaram, ainda, temas como as cotas raciais e as condições de permanência das/os estudantes negras/os na universidade e a importância de uma formação profissional antirracista e de pesquisadoras/es pretas/os para o processo de formação crítica no Serviço Social.

No segundo momento, as/os participantes foram divididas/os em grupos de trabalho para pensar, apresentar e sistematizar propostas a serem levadas à ABEPSS para aprimorar as diretrizes curriculares.

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços