O CRESS-RN lançou, nesta sexta-feira (23), a Orientação Técnica N.º 01/2021, que dispõe sobre a solicitação de medicamentos e material de higiene e a realização por assistentes sociais de videochamadas entre usuárias/os/pacientes internadas/os e seus familiares.
O documento leva em conta que assistentes sociais têm sido demandadas/os indevidamente a fazerem as solicitações e a realizarem as chamadas virtuais nas UTIs, em virtude da impossibilidade da realização de visitas.
O documento ressalta que a graduação em Serviço Social não apresenta nenhum componente curricular que discuta ou ensine sobre medicamentos e o manejo correto de emoções de sujeitos atendidos, sendo assuntos técnicos específicos desconhecidos pelas/os assistentes sociais, podendo colocar em risco a integridade física e/ou psíquica de pacientes, em face da ausência de conhecimentos técnicos adequados.
Além disso, as atividades de solicitar medicamentos e material de higiene aos familiares e de promoção de comunicação de pacientes junto aos familiares a partir de aparelhos eletrônicos não se constituem competência ou atribuição privativa da/o assistente social.