CRESS-RN segue na luta para garantir vacina a profissionais da linha de frente

Seguindo na luta para garantir a prioridade na vacina a todas/os as/os assistentes sociais da linha de frente, o CRESS-RN participou, nesta quinta-feira (21), de reunião virtual com o Conselho Municipal de Saúde de Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Participaram também representantes das Promotorias do Trabalho e da Saúde e entidades sindicais.

Na pauta, estava a apresentação do plano de operacionalização das vacinas no Município. As conselheiras Angely Cunha, Ana Lígia Alcindo e Juliana Medeiros destacaram a importância de não haver exclusão de assistentes sociais da Saúde, além da inclusão das/os profissionais da Assistência Social, que também são linha de frente.

O secretário George Antunes respondeu que não haverá exclusão de categorias dentro dos locais de trabalho. Mas quanto às/aos assistentes sociais da Assistência, argumentou que a divisão veio do Ministério da Saúde.

O CRESS-RN está atuando de forma sistemática para que esse direito seja garantido pelo poder público, fazendo as articulações com as instâncias responsáveis pelo plano.

A vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT) também solicitou ao secretário, ontem, por meio de ofício, o cumprimento da Lei Federal 14.023/2020, que altera a Lei 13.979/2020 para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de profissionais consideradas/os essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública.

“Assistentes sociais e profissionais dos CRAS e CREAS são essenciais”, diz o ofício. “Deixá-las/os de fora do grupo prioritário de imunização contra o vírus não fere apenas a legislação vigente, mas a vida humana, sobretudo das/os profissionais que desenvolvem atendimento direto às/aos usuárias/os também na política de Assistência”, ressalta.

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços