CFESS lança o Código de Ética e a Lei de Regulamentação da Profissão em Libras

No dia em que se comemora o aniversário da regulamentação da profissão de assistente social no Brasil, 7 de junho, o CFESS lança a nova versão do Código de Ética do/a Assistente Social e da Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8662/93), agora em língua brasileira de sinais (Libras). Já disponível no canal do Conselho Federal no Youtube (clique aqui para acessar), o material fortalece as estratégias de acessibilidade no Conjunto CFESS-CRESS e cumpre uma deliberação do eixo Comunicação, do Encontro Nacional.

A coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Kelly Melatti, destaca a importância da nova produção, que vai ampliar o acesso aos documentos a mais assistentes sociais e pessoas surdas. “É motivo de muito orgulho o empenho que a gestão 2017-2020 teve para materializar essa importante conquista no contexto da defesa de direitos humanos de pessoas com deficiência”, afirma a conselheira.

Ela acrescenta ainda que se trata de um avanço fundamental, que coloca uma exigência para o triênio 2020-2023, em dar continuidade a essas e outras ações, sobretudo no que se refere ao desafio de superação de barreiras atitudinais que as pessoas com deficiência enfrentam na realidade social. “Tem-se aí o compromisso dessa gestão, reafirmando que o melhor é ir a luta em defesa da comunicação, da transparência e da acessibilidade”, completa Melatti.

Para auxiliar na produção do novo CEP em Libras, a gestão anterior do CFESS (2017-2020) decidiu pela criação da Comissão de Acessibilidade, por meio da Portaria CFESS 2/2020, que contou com a colaboração das assistentes sociais tradutoras/intérpretes de libras Mariana Hora, Vanessa Bartolo e Maria Auxiliadora Bezerra, da ex-conselheira do CFESS Daniela Neves e da assessoria de comunicação do CFESS.