CRESS-RN celebra Dia da/o Assistente Social em live com Ivanete Boschetti

Mesmo tendo sido planejado e definido antes da pandemia, o mote da campanha do Dia da/o Assistente Social deste ano não poderia ser outro: “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão”.

Seja na Saúde ou na Assistência Social, a categoria faz parte da linha de frente do combate à COVID-19 e tem resistido bravamente nesta conjuntura de crise que mostra, todos os dias, o quanto o SUS e o SUAS são essenciais.

Com as regras de isolamento social para combater a propagação do vírus, as atividades do CFESS e dos CRESS precisaram ser repensadas neste ano, incluindo as posses das novas gestões para o próximo triênio, que acontecem neste mês de maio em todo o país.

Com cerimônias restritas e eventos online, o Conjunto tem se fortalecido também por meio das redes para proporcionar às/aos assistentes sociais debates qualificados, democráticos e acessíveis, além de informação com responsabilidade.

Programação no RN

O CRESS-RN já realizava lives desde fevereiro do ano passado. Com a pandemia, o projeto ganhou nova roupagem, com mais edições e nomes nacionais que têm debatido a conjuntura de forma crítica e propositiva e ressaltado os rebatimentos da COVID-19 no Serviço Social e no futuro da classe trabalhadora.

Para celebrar o Dia da/o Assistente Social, comemorado em 15 de maio, o Conselho tem a honra de trazer Ivanete Boschetti, professora e assistente social que faz parte da história do Serviço Social brasileiro e é um ícone das lutas desta profissão ao longo dos últimos anos.

A live será transmitida no canal do Youtube, pela primeira vez, garantindo maior tempo de fala à convidada e também a permanência do vídeo na plataforma, para ser acessado posteriormente por qualquer pessoa. O bate-papo vai acontecer na próxima quinta-feira (14), às 20h, com o tema “Crise capitalista, pandemia e os desafios ao Serviço Social.

As posses das novas gestões para o CRESS-RN e Seccional Mossoró ainda estão sendo definidas. Em breve, informaremos com detalhes.

Quem é Ivanete Boschetti

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (1993), doutora (1998) e pós-doutora (2012) em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. É professora titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ).

É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas sobre Política Social (GEMPS/UFRJ) e integra o NEPEM/UFRJ (Núcleo de Estudos Marxista). Realiza pesquisas na área de Políticas Sociais e Serviço Social. Autora de vários livros e dezenas de artigos sobre política social, seguridade social e trabalho e serviço social. Foi presidenta da ABEPSS na gestão 1999-2000, vice-presidenta do CFESS na gestão 2005-2008 e presidenta na gestão 2008-2011.

Programação do CFESS

Em conjunto com os CRESS, o Conselho Federal vai realizar uma live especial na sexta-feira (15), a partir das 14h, pelos perfis do CFESS no Facebook e YouTube, em dois blocos.

No primeiro, ocorrerá a transição simbólica da atual gestão, “É de Batalhas que se vive a vida”, para a gestão eleita, “Melhor ir à luta: com raça e classe me defesa do Serviço Social”, com as falas da atual presidenta, Josiane Soares, e da eleita, Elizabeth Borges.

O segundo será um debate com o tema “Crise, pandemia e o trabalho de assistentes sociais”, com Elaine Behring (assistente social e professora da UERJ), Kelly Melatti (assistente social do SUAS em São Paulo/SP) e Roseli Rocha (assistente social da Saúde/ Fiocruz, do Rio de Janeiro/RJ).