Saiba como funciona a solicitação para o novo DIP

O Novo Documento de Identidade Profissional, cartão com microchip de longa vida implementado pelo Conjunto CFESS-CRESS em 2016, ainda tem gerado algumas dúvidas entre assistentes sociais. Pensando nisso, vamos te explicar como funciona a solicitação, quem tem direito a receber e para quem ele não é obrigatório.

Quem se inscreveu no CRESS a partir de 13 de dezembro de 2016 já pagou, na taxa de inscrição, pelo novo DIP, e tem o direito de recebê-lo automaticamente. Como é sabido pela categoria profissional, houve problemas na confecção destes novos documentos e um consequente atraso na entrega, o que está sendo regularizado.

De qualquer modo, vale salientar, o atraso no recebimento do DIP não impediu nem impede a atuação profissional regular de quem teve seu processo deferido pela Comissão de Inscrição. O prazo de 45 dias, estabelecido em resolução, continuou a ser cumprido, e a/o profissional que teve sua inscrição efetivada recebeu seu número junto a uma declaração do Conselho, válida para qualquer finalidade.

Quem se inscreveu no CRESS até 12 de dezembro de 2016 pode, de forma opcional, solicitar a substituição do antigo documento profissional pelo novo DIP. Para isso, deve seguir os seguintes passos:

1. Fazer o recadastramento nacional obrigatório e solicitar o DIP aqui;
2. Acessar, imprimir e preencher corretamente o Requerimento do DIP – Substituição da Carteira Profissional (confira corretamente as instruções para a foto e assinatura);
3. Pagar a taxa de emissão do DIP, via boleto bancário, de R$ 68,76 (valor válido para 2019);
4. Levar pessoalmente ou enviar pelo Correios para o CRESS o requerimento com o comprovante de pagamento.

O acompanhamento do pedido pode ser feito pelo próprio site, usando o login e senha cadastrados.

Tanto para novas/os profissionais inscritas/os como substituição do documento, o CRESS divulga em seu site e redes sociais as listas de convocação para entrega das remessas que chegam ao regional. Fiquem ligadas/os!

Caso tenha outra dúvida, entre em contato com o setor Administrativo do CRESS/RN pelo telefone (84) 3222.0886, de segunda a sexta, das 12h às 18h, ou pelo e-mail cressrn@cressrn.org.br.

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