Em defesa da profissão e da população usuária dos benefícios e da Previdência, o Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN) se soma à luta dos/as servidores/as do INSS. Na tarde desta quarta-feira (20), a entidade esteve presente em reunião ampliada em defesa do Serviço Social e da Reabilitação Profissional do Instituto, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN (Sindprevs/RN).
A coordenadora executiva do Cress/RN, Miriam Torres, reafirmou, na ocasião, o posicionamento do Conjunto CFESS-Cress contra o sistemático ataque a direitos promovidos pelo ilegítimo governo atual. “O Conselho Federal tem, historicamente, se articulado aos órgãos e entidades ligados à Previdência”, ressaltou. “Os ataques ao INSS inviabilizam o desenvolvimento de atividades e serviços que são garantidos aos usuários da política de previdência social brasileira”, completou.
Para o Sindprevs/RN, o momento é de batalha intensa. “No processo de desmonte da Previdência, esse é mais um passo desse governo que só ataca trabalhadores”, apontou a presidente, Fátima Caldas. “Vamos lutar até o fim pelo fortalecimento do Serviço Social e contra as reformas propostas pela classe política”, completou.
“Não podemos baixar a cabeça diante do que está acontecendo, pois sabemos da importância do Serviço Social para o usuário que recebe benefício”, afirmou o presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RN, Jean Letelier. “Prestamos todo o nosso apoio e repudiamos a Reforma da Previdência proposta pelo governo”.
Diversos/as outros/as servidores/as do INSS e representantes sindicais estiveram presentes na reunião para dizer não ao desmonte do Serviço Social no órgão. Como encaminhamentos da reunião, haverá um ato público na próxima quinta-feira (28), na agência do INSS da Rua Apodi (Centro de Natal), às 9h. O Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação do RN (Sinte/RN) também propôs uma parceria para ampliar o debate sobre a previdência nas escolas e na sociedade.