Fórum Regional das Cofis debate instrumentais de Fiscalização e condições de trabalho

Agentes fiscais e conselheiros/as do Conselho Federal (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) do Nordeste debateram temas importantes como os novos instrumentais de Fiscalização e condições de trabalho no Fórum Regional das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofis). O evento aconteceu nesta quinta-feira (13), no Praiamar Natal Hotel & Convention, como parte do XXVI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-Cress.

Fotos: Sarah Thaís

 

Durante o período da manhã, os Cress compartilharam suas experiências, avaliaram a utilização dos novos instrumentais, falaram das principais dificuldades nessa aplicação e deram sugestões para melhorar as sistemáticas. Todo o acumulado do debate será levado ao Encontro Nacional do Conjunto CFESS-Cress, que ocorrerá em setembro, em Brasília (DF).

O grupo também falou sobre as condições de trabalho em cada Regional do Nordeste e como tem funcionado as Cofis. Os/as agentes fiscais ressaltaram, ainda, a necessidade de mais formação continuidade para enfrentar os desafios da atual realidade e dos/as assistentes sociais se apropriarem mais da legislação profissional.

A presidenta do CFESS, Josiane Soares, explicou que os Fóruns Regionais são importantes para auxiliar na efetivação de um modelo definitivo de instrumental, com a maior padronização possível, dentro dos limites de diferenças estruturais de cada Cress. Além disso, ponderou que é necessário falar de combate à inadimplência quando se fala em melhorar estrutura e condições de trabalho. “Uma arrecadação equilibrada é essencial para encaminhar questões políticas e garantir, por exemplo, o investimento em pessoal”, explicou.

Cursos irregulares

À tarde, os Cress debateram sobre a realidade dos cursos de extensão irregulares, ressaltando os principais desafios identificados e as estratégias que têm dado certo. Deste momento, participou também o assessor jurídico do Cress/RN, Emanuel Palhano, que explicou como estão traçadas as estratégias de ação nos Regionais do Nordeste para resolver a questão.

A vice-presidenta do CFESS, Daniela Neves, provocou a respeito do papel das Cofis no imbróglio dos cursos de extensão irregulares. “Esse problema é de todos/as os assistentes sociais/as, mas é muito forte nas regiões Nordeste e Norte”, observou. “Devemos agir naquilo que nos compete enquanto Conselho e cobrar de outras instâncias as demais questões, como Ministério Público e Judiciário”.

Encaminhamentos

Ao final da atividade, os/as assistentes sociais debateram e aprovaram a construção de um documento com diretrizes para o Fórum das Cofis da região.

Além da presidenta e vice do CFESS, participaram as conselheiras Tânia Diniz, Cheila Queiroz, Elaine Pelaez, Régia Prado, Mauricleia Santos, Jane Nagaoka, Lylia Rojas e Nazarela Silva, além da assessora especial Zenite Bogea.

Todo o debate do Fórum será sistematizado e levado ao Encontro Nacional, para que os/as agentes fiscais e conselheiros/as possam debater com as demais regiões do Brasil a Política Nacional de Fiscalização e os instrumentais.

 

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços