A gestão “A voz resiste, a luta insiste”, que começou no dia 17 de maio, quando tomou posse no Solar Bela Vista, se define como um coletivo de muitas mulheres, homens, negros/as, LGBTs e sobretudo trabalhadores/as e militantes aguerridos/as. A maioria servidores/as da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), lutaram por concurso público, pela convocação e por melhores salários e condições de trabalho.
Na solenidade de posse, na noite do dia 17, a presidenta empossada, Luana Soares, agradeceu à gestão anterior, “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”, e ressaltou que, apesar dos obstáculos, as conselheiras fizeram o melhor que foi possível. “Queremos ser um fio de continuidade”, disse.
“Nós enxergamos o mundo como enxergamos por causa do Serviço Social, então compor a gestão é um agradecimento a essa profissão”, afirmou Luana. “Assumimos em um momento difícil, mas precisamos intensificar a organização política da categoria, fazer uma gestão democrática e continuar nos posicionando contra o governo Temer, que, a cada dia mais, ataca os nossos direitos e tanta calar a esquerda e os movimentos sociais”. A presidenta empossada destacou que é preciso lutar por uma sociedade sem exploração, sem opressão, justa e igualitária.
A ex-presidenta do Cress/RN, Annamaria Araújo, também falou, em seu discurso, da importância da organização política da categoria. “Ressaltamos a importância dessa organização por meio do conjunto CFESS-Cress e de outras entidades, como partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais, como instrumento de defesa do projeto ético-político do Serviço Social tanto no que diz respeito à busca pela superação do sistema sociometabólico do capital, quanto da defesa das questões específicas da categoria”, apontou.
Annamaria enumerou as ações que a gestão realizou entre 2014 e 2017 e afirmou que o grupo “buscou com todo empenho possível encaminhar as pendências no que tange à organização administrativo-político-financeira e à implementação das deliberações políticas do conjunto CFESS-Cress”.
“Sabemos que ainda há muito que se avançar, mas encerramos essa gestão felizes. Mesmo diante de tantas dificuldades e desafios, conseguimos obter avanços que são fundamentais para a continuação das atividades deste conselho pela próxima gestão, que poderá contar com bases mais sólidas para suas ações”, afirmou Annamaria.
Na mesa da solenidade, também estiveram presentes a vice-presidenta do Conselho Federal, Daniela Neves; a representante da Abepss, Clariça Cirne, e a representante do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFRN, Larissa Moura. Participaram do evento como convidados/as representantes de movimentos sociais, sindicatos e outros conselhos, além de profissionais de base.