Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Serviço Social e Sigilo Profissional. O evento é gratuito e será realizado em Cuiabá (MT) nos dias 12 e 13 de outubro. As vagas são limitadas.
O sigilo profissional , garantido no Código de Ética profissional, constitui-se como um direito e um dever de assistentes sociais. Para refletir sobre a questão, torna-se imprescindível se apropriar do acervo ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social.
O evento tem, portanto, o intuito de debater a importância do sigilo profissional no trabalho da categoria e seu significado na perspectiva de defesa dos direitos da população usuária.
O seminário pretende discutir também os desafios na garantia do sigilo no trabalho multiprofissional e os impactos das condições de trabalho nesse dever ético e profissional de assistentes sociais.
“No exercício de sua função, assistentes sociais têm acesso a uma série de informações que dizem respeito à privacidade e à intimidade dos usuários e usuárias. Assim, a questão do sigilo profissional no Serviço Social é fundamental para que estas pessoas possam revelar a profissionais elementos de sua vida que considerem importantes”, explica Maurílio Matos, presidente do CFESS.
O Seminário de Sigilo Profissional terá ainda atividades em grupo, como fomento ao debate e ao compartilhamento de experiências e desafios no campo. O evento será transmitido online.
Veja a programação completa do evento
*Fonte: CFESS