A ofensiva neoliberal sobre os direitos da classe trabalhadora no Brasil e no mundo avança a passos largos e mostra sua direção na regressão profunda de políticas sociais, direitos humanos e sociais e avanços conquistados a duras penas pelos/as trabalhadores/as no país. O governo ilegítimo de Michel Temer materializa o aprofundamento dessa conjuntura. Na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, os/as participantes do 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) se somaram ao Grito dos/as Excluídos/as nesta quarta-feira (7), em Recife (PE).
Como parte da programação oficial do 15º CBAS, o ato público reuniu cerca de 40 mil pessoas na capital pernambucana, batendo recorde de participação e adesão na cidade. Com gritos de “Fora Temer”, e cartazes produzidos pela organização do evento, com mensagens “Contra o Racismo, Contra a Homofobia, Contra o Desmonte da Seguridade Social, Pela Taxação das Grandes Fortunas, Pela Legalização do Aborto”, dentre vários outros, os/as assistentes sociais lotaram as ruas do Recife, parando o trânsito no centro da cidade.
Ainda na concentração, a conselheira do CFESS Josiane Soares destacou a construção coletiva do ato, juntamente com os/as integrantes do Grito e a importância da inserção dos/as assistentes sociais na mobilização. “Consideramos que seria fundamental articular o ato do CBAS a um movimento já consolidado na cidade. Aqui na concentração, já verificamos que as/os assistentes sociais entenderam que essa é também uma parte importante da programação, tendo em vista a grande presença de profissionais, já com todos os cartazes produzidos pela organização em mãos”, destacou a conselheira.
Durante a manifestação, conduzida com canções de Chico Buarque, Gonzaguinha, músicas afro-brasileiras, moradores/as dos prédios por onde passava a marcha aplaudiam o ato, com bandeiras nas janelas e cartazes com mensagens de apoio.
Do alto do carro de som, a conselheira do CFESS Daniela Neves deixou a mensagem do Serviço Social para o público que tomava completamente a avenida Conde da Boa Vista. “Assistentes sociais deste pais estão reunidos durante toda a semana aqui em Recife e Olinda, e queremos construir uma unidade de luta da classe trabalhadora, contra a retirada de direitos, contra o ataque aos avanços sociais conquistados e contra o governo ilegítimo e pelo poder popular. Fora Temer!”, bradou a assistente social.