Os atuais acontecimentos no Brasil apontam a possibilidade de um enorme retrocesso político no cenário nacional. Em consonância com a defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro – que se coloca em defesa da liberdade como valor ético central, na defesa intransigente dos direitos humanos, da democracia e na busca da superação a todas as formas de opressão e exploração -, o Conselho Regional de Serviço Social – RN 14ª Região vem a público afirmar que se posiciona ao lado dos interesses da classe trabalhadora e, por isso, não pode se calar frente a possibilidade de um retrocesso ainda maior no que diz respeito aos direitos dos/as trabalhadores/as.
Nos últimos anos, apesar de inúmeros elementos contraditórios, não podemos deixar de assinalar alguns avanços alcançados nos governos petistas. Nesse sentido, colocamo-nos explicitamente contra o conservadorismo expresso por setores da classe média e alta, reacionários e golpistas, que tentam fazer retroceder, a qualquer custo, direitos arduamente conquistados. Repudiamos qualquer tentativa de restringir, oprimir e explorar ainda mais os setores mais pauperizados da sociedade e nos colocamos a favor da democracia e contrários a tentativa de golpe que a elite conservadora do país tenta impingir ao povo brasileiro.
Isso contudo, não significa que sejamos favoráveis a corrupção e que não façamos críticas ao governo Dilma no que diz respeito aos sucessivos ataques aos direitos dos/as trabalhadores/as, duramente conquistados, a exemplo do ataque ao seguro-desemprego e a lei antiterrorista. Nossa posição em relação ao governo atual é de solicitação de revogação imediata das medidas de austeridade e reversão dos ataques aos direitos dos/as trabalhadores/as. Queremos uma sociedade que assegure liberdade, justiça e plena emancipação dos indivíduos.
Nenhum retrocesso, nenhum direito a menos – Não vai ter golpe!
Natal/RN, 15 de abril de 2016.
CRESS-RN 14ª região
Se o presente é de luta, o futuro nos pertence. (Sede Natal)
É uma só voz. É você, somos nós. (Seccional Mossoró)