Cress/RN participa de ato pelo Dia da Mulher e defende direitos

O Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN) participou do ato unificado da terça-feira (8) pelo Dia Internacional da Mulher, organizado pela Frente Feminista de Natal, nas ruas do Centro da cidade. A entidade esteve representada pela presidente, Annamaria Araújo, pela conselheira fiscal Rita de Lourdes de Lima e pelas profissionais de base que compõem a Comissão de Comunicação, Micaela Costa e Samya Pinheiro.

O 8 de março é um dia para lembrar o seu porquê. Representa a luta que as mulheres travaram na história na busca de sua emancipação, por meio da luta pelo voto, divórcio, herança, pela educação e de forma mais ampla pela superação de todas as formas de opressão e exploração.

“Foram muitas mulheres que não tiveram medo de ousar e lutar pela transformação social. Por isso, esse dia simbolicamente nos lembra o gigantesco peso que temos sobre os nossos ombros, pois temos a responsabilidade de continuar o caminho que foi trilhado por tantas outras mulheres”, afirmou a conselheira Rita de Lourdes. “Estamos em uma conjuntura de muitos retrocessos. o Brasil é um dos países que mais mata mulheres no mundo”, completou.

De acordo com dados levantados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), são cinco espancamentos a cada dois minutos (Fundação Perseu Abramo/2010); um estupro a cada 11 minutos (9º Anuário da Segurança Pública/2015); um feminicídio a cada 90 minutos (Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil, Ipea/2013); 179 relatos de agressão por dia (Balanço Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher/jan-jun/2015) e 13 homicídios femininos por dia em 2013 (Mapa da Violência 2015/Flasco).

“São tempos nebulosos que necessitam da união e da luta das mulheres, dos movimentos sociais e a força e a coragem das assistentes sociais para enfrentarmos de mãos dadas o patriarcado e todas as formas de opressão”, ressaltou a presidente Annamaria Araújo, durante o ato.

Fotos: Rita de Lourdes/Cress/RN e Levante Popular da Juventude

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços