NEM/Uern e Seccional Mossoró vão às ruas pelo fim da violência contra a mulher

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEM) Simone de Beauvoir, da Universidade do Estado do RN (Uern), em parceria com a Seccional Mossoró do Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN), realiza programação especial em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro. As atividades acontecem nesta terça (24) e quarta-feira (25).
Com o objetivo de denunciar o descaso dos governos com as mulheres, o grupo convida as/os mossoroenses a participar dessa luta pelo fim da violência. Na terça, às 8h, haverá oficina de cartazes, na sala do NEM, na Uern. No dia 25, às 8h, acontece cortejo feminista também na Uern, com apresentação teatral. Às 11h, haverá ato público pelo fim das violências às mulheres, na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), e às 16h, na Praça do Pax, blitz feminista contra o machismo. A programação é aberta a qualquer interessado/a.
Pelo fim da violência!
Todos os dias, milhares de mulheres são vítimas de inúmeras formas de violências sexuais e sexistas que se expressam de maneira física, subjetiva e verbal, na rua, nos ônibus, nos trens, no trabalho, no trânsito, em casa, nos hospitais etc. São múltiplas violências praticadas por conhecidos, desconhecidos, pelo Estado e por grande parte da sociedade. A roupa que se usa, a forma de andar, o horário que se está na rua, o modo de falar, os relacionamentos, a sexualidade: todos esses elementos são “culpas” que recaem sobre as mulheres e que são utilizados para justificar as violências, que se traduzem em estupros, ameaças, assédio moral e sexual, violências obstétricas, espancamentos e feminicídios.
Quem ousa romper as correntes que aprisionam muitas vezes paga com a vida. Pelo frio da navalha, ou pelo calor do tiro. Mãos decepadas, ácido jogado nos corpos e coração arrancado pelo ódio são as marcas que traduzem a força das mãos que ceifam a vida de milhares de mulheres. Apesar desta realidade, faltam políticas públicas em nível municipal e estadual eficazes, de prevenção e combate a esta forma de violência. Em Mossoró (RN), há apenas uma Delegacia de Mulheres, que não funciona durante a noite e nem nos fins de semana, dias e horários em que as mulheres mais sofrem agressões. Não há casas-abrigos e centros de saúde especializados, dentre outros serviços para as mulheres em situação de violência.

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços