Nota do Cress/RN – Seccional Mossoró em apoio à greve dos/as servidores/as municipais

O Conselho Regional de Serviço Social (Cress/RN) – Seccional Mossoró, reconhecendo a greve como um direito constitucional respaldada na legislação federal referente ao serviço público e reconhecendo a legitimidade das demandas de trabalho reivindicadas pelos/as trabalhadores/as municipais, manifesta seu total apoio ao movimento deflagrado pelos/as servidores/as no dia primeiro de junho do corrente ano.

Compreendemos que o atual contexto de crise repercute diretamente em todas as dimensões da vida social. No entanto, o seu reflexo não pode significar uma regressão de direitos sociais e relativos ao trabalho.

Um dos espaços que sofrem os rebatimentos desse contexto é o serviço público, em especial as políticas sociais. Nesse sentido, de acordo com a carta-aberta emitida à população pelos/as servidores/as da Assistência Social, destaca-se nos equipamentos do município a precarização das condições de trabalho no tocante a: falta de recursos materiais (computador, internet, telefone, papel ofício, material de limpeza); insuficiência de transporte para as demandas; mau abastecimento de alimentos para as instituições; equipes técnicas incompletas, entre outros recursos.

Os motivos supracitados, que afetam também os/as usuários/as dos serviços, aliados ao descumprimento de reajuste salarial previsto para o mês de março, obrigaram os/as servidores/as municipais a iniciar o movimento paredista. O reajuste proposto pela gestão municipal foi inicialmente de 4,04% dividido em duas vezes. Diante da recusa dos/as servidores/as, foi lançada uma nova proposta, de 6,3% divido em seis vezes. A terceira proposta foi o reajuste salarial de 6,3%, ainda dividido em seis vezes ou o cumprimento do pagamento da insalubridade para os/as profissionais da saúde. Vale ressaltar que o reajuste reivindicado pelos/as servidores/as é de 13%, que minimamente cobre o índice inflacionário do atual período, que é de aproximadamente 9%.

Diante do exposto, tendo por entendimento que o Serviço Social vem construindo coletivamente um projeto profissional vinculado aos interesses da classe trabalhadora, é que reafirmamos nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população usuária e à defesa das políticas públicas. O Cress/RN – Seccional Mossoró, enquanto entidade que possui por objetivo precípuo a defesa do exercício da profissão dos/das assistentes sociais, manifesta total apoio aos/às servidores/as municipais.

Cress/RN – Seccional Mossoró 14ª Região
Triênio 2014/2017
“Se o presente é de luta o futuro nos pertence”
“É uma só voz, é você, somos nós!”