Assistente social defende os direitos de crianças e adolescentes
Publicado por Assessoria de Comunicação Cress/RN
Resistência. Esta é a palavra de ordem de organizações e movimentos sociais contrários à redução da maioridade penal no Brasil. Em mais um dia de audiência pública no Congresso Nacional para discutir o tema, centenas de pessoas, inclusive crianças e adolescentes, marcharam na quarta-feira (27), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), para dizer não à redução da idade penal e ao aumento do tempo de internação de adolescentes.
Resistência porque a conjuntura é desfavorável: uma Câmara dos Deputados com uma maioria conservadora, que aposta na penalização ao invés da educação, aliada a uma mídia que dissemina a exaustão mitos e inverdades em relação à violência praticada por adolescentes, defendendo que a redução da maioridade penal contribuirá para o aumento da segurança.
Entretanto, o cenário preocupante não desanimou quem estava em Brasília para marchar pelos direitos de crianças e adolescentes. A concentração da marcha aconteceu na Biblioteca Nacional. Manifestantes de diversos estados caminharam até à Câmara, onde ocorria mais uma audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição 171 (PEC171/1993), que reduz a idade penal de 18 para 16 anos.
Na entrada da Câmara, o movimento foi recebido por parlamentares, mas barrados pela Segurança da Casa. Aos gritos de “Não à redução!” e “Sim à educação!”, o movimento pediu participação na comissão especial que analisa propostas para alterar a maioridade penal. E o resultado foi positivo: o deputado André Moura (PSC-SE), presidente da comissão, prometeu agendar uma reunião especial com a presença de representantes dos movimentos sociais contrários à redução da maioridade penal.
O CFESS acompanhou toda essa movimentação por meio da assessora especial do Conselho, Cristina Abreu, e da representante da entidade no Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), Cheila Queiroz.
Para a assistente social Eloir Rodrigues, que saiu de Gaspar (SC) para participar da marcha, é importante que assistentes sociais integrem este movimento contra a redução da maioridade penal e se manifestem. “Nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, sabemos que reduzir não é a solução. O país precisa é de investimentos em políticas públicas para a infância e juventude”, defendeu Eloir.
Imagem mostra manifestantes marchando pela EsplanadaManifestantes de diversos estados brasileiros participaram da marcha (foto: Rafael Werkema/CFESS)
Portal Maior Idade Penal
Também na quarta-feira foi lançado o portal www.maioridadepenal.org.br. Segundo a organização do site, é um espaço de concentração, compartilhamento e disseminação de informações qualificadas a respeito do debate da proposta de redução da maioridade penal que tramita no Congresso Nacional. “As informações compartilhadas são fruto da construção coletiva de argumentos, materiais e mobilizações lideradas pelos mais diferentes sujeitos da sociedade civil e do Governo que se posicionam contra a redução da maioridade penal para 16 anos de idade”, diz a apresentação do portal. O objetivo é alertar a população sobre os mitos que são propagados em relação à violência praticada por adolescentes e o entendimento equivocado e simplista de que a redução da maioridade penal contribuirá para a redução da violência nas cidades. O site é uma iniciativa da Fundação Abrinq, com o apoio de diversos movimentos e organizações contrários à mudança na legislação.
O CFESS é um dos apioadores do site e, em breve, terá sua nota e o folder com o posicionamento contrário a redução da maioridade penal e aumento do tempo de internação disponibilizados no portal.
O CRESS-RN informa à categoria e ao público em geral que o Setor Administrativo em…
Dúvidas frequentes
Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços
O nosso site usa cookies
Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.