Dia do/a Assistente Social reflete atribuições e competências profissionais

Profissionais e estudantes comemoraram o Dia do/a Assistente Social em Natal, nesta sexta-feira (15), debatendo sobre os desafios postos ao Serviço Social e as atribuições e competências da profissão. O evento aconteceu no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa) e contou com a participação da professora Dra. Silvana Mara de Morais.

Durante a mesa de abertura, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN), Annamaria Araújo, falou sobre a importância da data para a categoria e aproveitou o momento para conversar sobre a entidade e sua atuação nas atividades políticas que garantem conquistas para a profissão. Ela relatou a alta inadimplência no conselho (em torno de 51%) e a importância de negociar os débitos para fortalecer a entidade em suas lutas históricas.
No momento inicial, as assistentes sociais Maria Obelaide de Moura (Secretaria Estadual de Saúde), Viviane Rodrigues (Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social) e Íris de Lima (Universidade Potiguar) falaram sobre a atuação profissional na Saúde, Assistência Social e Educação, respectivamente. Elas conversaram sobre suas experiências no cotidiano dessas atividades e os desafios enfrentados diariamente.
Depois, a professora Silvana Mara falou sobre o tema da campanha deste ano, que trouxe à tona a questão das atribuições e competências profissionais. “Conversei com algumas pessoas sobre essa temática e algumas me perguntaram se esse tema não é muito endógeno, próprio do Serviço Social”, iniciou a docente. “Eu acredito que ele pauta a profissão, traz para a discussão desafios postos, porém não é feito na perspectiva interna, mas no acúmulo daquilo que temos realizado na nossa trajetória histórica, sobretudo nos últimos 36 anos, se tomarmos como marco referencial o Congresso da Virada, em 1979”, continuou.
Para Silvana, retomar e atualizar o debate sobre as competências e atribuições profisisonais que aconteceram na profissão é falar do início dos anos 2000, quando foi feita uma profunda análise da Lei de Regulamentação da Profissão pelo Conjunto CFESS-Cress. “Tanto os/as agentes fiscais apontavam a existência da dificuldade de discernir as atribuições e competências, como surgia a velha pergunta sobre o que fazemos e quem somos”, lembrou Silvana.
A professora analisou o Serviço Social na história e afirmou que vivemos a aflição de um tempo que causa a barbárie da vida humana, relacionando isso com a profissão. “Assistentes sociais estão sendo contratadas para atividades não privativas, sem considerar a nossa cultura profissional e sem nos dar autonomia relativa para o nosso projeto de intervenção”, citou. “Também vemos a perda de espaço profissional e condições de trabalho inadequadas”.
Silvana encerrou sua fala criticando o conservadorismo que tem favorecido ao sistema capitalista e atingido também a profissão. “Temos desafios pela frente, como qualificar os debates sobre as questões sociais, construir espaços de socialização e aproximar a categoria do Conjunto CFESS-Cress, fortalecendo as importantes lutas pela valorização das atribuições e competências”.
No final do evento, as conselheiras do Cress/RN realizaram sorteio de livros entre os/as estudantes e profissionais presentes. A programação terminou com show da cantora Maira Sales e um coquetel.

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços