Cress e CFESS discutem a agenda política das entidades nos Descentralizados
Publicado por Assessoria de Comunicação Cress/RN
O processo democrático de construção da agenda política do Conjunto CFESS-Cress é uma das principais características do Projeto Ético-político do Serviço Social brasileiro. A participação da categoria, juntamente com as direções das entidades, começa em cada estado, nas assembleias ordinárias organizadas pelos Cress, e vai até o maior espaço deliberativo da profissão: o Encontro Nacional CFESS-Cress.
Por esse motivo, os meses de julho e agosto estão sendo marcados pelos Encontros Descentralizados 2014 do Conjunto CFESS-Cress, que reúnem, em cada região do país, assistentes sociais da base e das gestões, para as discussões de propostas e ações das entidades nos próximos três anos.
Em algumas regiões, os encontros já aconteceram. No Sul, foi de 31/7 a 1º/8, em Florianópolis (SC); e no Sudeste, de 1º a 3/8, em Vitória (ES).
Os próximos Encontros são:
Região Centro-Oeste: de 14 a 16/8, em Campo Grande (MS);
Região Nordeste: de 15 a 17/8, em Maceió (AL);
Região Norte: de 15 a 17/8, em Belém (PA).
Todos eles contam com assistentes sociais da base, conselheiras e conselheiros dos Cress e do CFESS, além de assessores e assessoras de diversas áreas.
“Nos Descentralizados, a base e as direções repassam também todas as propostas do Encontro Nacional do ano anterior, avaliando o que foi realizado, o que ainda precisa ser feito, que novas ações entrarão na nossa agenda e o que permanecerá. No mês que vem, o Conjunto vai debater todas as propostas de cada região e, daí, sairá a agenda de compromissos para as gestões 2014-2017 do CFESS e dos Cress”, explicou o presidente do Conselho federal, Maurílio Matos.
Algumas regiões organizam também, junto aos Descentralizados, encontros no âmbito da Orientação e Fiscalização e também da Comunicação.
Na região Sul, o CFESS participou da quarta edição do ComunicaSul, que reuniu integrantes das comissões de comunicação e as assessorias para discutir a Política de Comunicação do Conjunto.
Também em Florianópolis, o CFESS esteve presente na 7ª edição do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização dos Cress (Cofi), para debater o papel da fiscalização numa perspectiva crítica, de defesa do espaço profissional e da melhoria da qualidade de atendimento à população usuária.
O CFESS vai participar também dos fóruns previstos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“A região Sul foi pioneira na organização do Fórum das Cofi e da Comunicação, antecedendo os Encontros Descentralizados. A experiência mostrou-se extremamente positiva e acabou espraiando-se para as demais regiões, proporcionando o intercâmbio e estimulando a cooperação entre os respectivos Cress-CFESS. A qualificação e o fortalecimento da Política Nacional de Fiscalização e da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-Cress são resultados desses espaços”, avaliou a vice-presidente do CFESS, Esther Lemos.
Serviço Social na mídia
Os Encontros Descentralizados, dependendo da data e local que acontecem, costumam chamar a atenção da imprensa local, devido as temáticas debatidas pela categoria.
Foi o caso do jornal A Tribuna, do Espírito Santo, que publicou uma entrevista com o presidente do CFESS, Maurílio Matos, abordando a posição do Conjunto CFESS-Cress sobre a questão das drogas no país e o debate sobre a maioridade penal.
O CRESS-RN informa à categoria e ao público em geral que o Setor Administrativo em…
Dúvidas frequentes
Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços
O nosso site usa cookies
Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.