Cress e CFESS discutem a agenda política das entidades nos Descentralizados

O processo democrático de construção da agenda política do Conjunto CFESS-Cress é uma das principais características do Projeto Ético-político do Serviço Social brasileiro. A participação da categoria, juntamente com as direções das entidades, começa em cada estado, nas assembleias ordinárias organizadas pelos Cress, e vai até o maior espaço deliberativo da profissão: o Encontro Nacional CFESS-Cress.

Participantes do Descentralizado Sul votam as propostas a serem levadas para o Encontro Nacional (Foto: Cassiano Ferraz/Cress/SC)

 

Por esse motivo, os meses de julho e agosto estão sendo marcados pelos Encontros Descentralizados 2014 do Conjunto CFESS-Cress, que reúnem, em cada região do país, assistentes sociais da base e das gestões, para as discussões de propostas e ações das entidades nos próximos três anos.
Em algumas regiões, os encontros já aconteceram. No Sul, foi de 31/7 a 1º/8, em Florianópolis (SC); e no Sudeste, de 1º a 3/8, em Vitória (ES).
Os próximos Encontros são:
Região Centro-Oeste: de 14 a 16/8, em Campo Grande (MS);
Região Nordeste: de 15 a 17/8, em Maceió (AL);
Região Norte: de 15 a 17/8, em Belém (PA).
Todos eles contam com assistentes sociais da base, conselheiras e conselheiros dos Cress e do CFESS, além de assessores e assessoras de diversas áreas.
“Nos Descentralizados, a base e as direções repassam também todas as propostas do Encontro Nacional do ano anterior, avaliando o que foi realizado, o que ainda precisa ser feito, que novas ações entrarão na nossa agenda e o que permanecerá. No mês que vem, o Conjunto vai debater todas as propostas de cada região e, daí, sairá a agenda de compromissos para as gestões 2014-2017 do CFESS e dos Cress”, explicou o presidente do Conselho federal, Maurílio Matos.
Fóruns de Fiscalização e encontro de Comunicação
Algumas regiões organizam também, junto aos Descentralizados, encontros no âmbito da Orientação e Fiscalização e também da Comunicação.
Na região Sul, o CFESS participou da quarta edição do ComunicaSul, que reuniu integrantes das comissões de comunicação e as assessorias para discutir a Política de Comunicação do Conjunto.
Também em Florianópolis, o CFESS esteve presente na 7ª edição do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização dos Cress (Cofi), para debater o papel da fiscalização numa perspectiva crítica, de defesa do espaço profissional e da melhoria da qualidade de atendimento à população usuária.
O CFESS vai participar também dos fóruns previstos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“A região Sul foi pioneira na organização do Fórum das Cofi e da Comunicação, antecedendo os Encontros Descentralizados. A experiência mostrou-se extremamente positiva e acabou espraiando-se para as demais regiões, proporcionando o intercâmbio e estimulando a cooperação entre os respectivos Cress-CFESS. A qualificação e o fortalecimento da Política Nacional de Fiscalização e da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-Cress são resultados desses espaços”, avaliou a vice-presidente do CFESS, Esther Lemos.
Serviço Social na mídia
Os Encontros Descentralizados, dependendo da data e local que acontecem, costumam chamar a atenção da imprensa local, devido as temáticas debatidas pela categoria.
Foi o caso do jornal A Tribuna, do Espírito Santo, que publicou uma entrevista com o presidente do CFESS, Maurílio Matos, abordando a posição do Conjunto CFESS-Cress sobre a questão das drogas no país e o debate sobre a maioridade penal.
*Fonte: CFESS

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços