CFESS divulga nota sobre os cubanos presos nos EUA

A luta contra a injustiça cometida pelos Estados Unidos da América (EUA), em relação aos cinco cubanos (René Gonzáles, Fernando Gonzáles, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Gerardo Hermández) presos desde setembro de 1998, quando buscavam informações e dados para acompanhar e evitar possíveis e novos ataques terroristas à Ilha caribenha, tem motivado e mobilizado ações mundiais contra a opressão, a intransigência e a arbitrariedade da justiça norte-americana em relação ao governo cubano.

Recorte do CFESS Manifesta da 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, lançado em 2012 (Arte: Rafael Werkema)

 

Acusados, em julgamento recorde, de ‘espionagem’ pela corte norte-americana, os cinco cubanos foram sentenciados e cumprem penas que variam entre 15 anos e prisão perpétua.
A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de seu Grupo de Trabalho sobre a Detenção Arbitrária, chegou à conclusão de que o julgamento impetrado contra os cinco cubanos “não permitiu um julgamento imparcial com as devidas garantias”, visto que dificultou a instituição e a composição da defesa, acarretando certos ‘desequilíbrios’ entre a acusação e a defesa.
Diante desta postura inflexível e autoritária, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) vem ratificar sua posição em defesa da imediata libertação dos cinco cubanos acusados de espionagem, reforçando ainda a necessidade de que outras entidades também se coloquem na defesa da questão.
O CFESS entende que esse movimento tem a intenção de pressionar o governo norte-americano do presidente Barack Obama a consentir anistia aos presos cubanos.
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)
Para saber mais: 
Informações sobre a história dos cinco cubanos – acesse os sites: www.josemarti.org.br e www.thecuban5.org.
Apoie a campanha em favor dos cinco antiterroristas cubanos, enviando mensagens pessoais ou institucionais para o Comitê Internacional, por meio dos seguintes contatos: ajrapko@yahoo.com ou http://www.freethefive.org.
*Fonte: CFESS

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços