No ano de 2013, o Serviço Social, junto com outros cursos, realizará avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE), exame que compõe o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do atual Ministério da Educação (MEC).
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), a ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social) e o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) têm se posicionado de maneira crítica ao SINAES, pois, esse institui uma forma de avaliação centrada no desempenho dos estudantes, ao invés de permitir a autoavaliação e a análise das condições de ensino.
Assim, não é um indicador adequado para avaliar a qualidade da formação e a implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Pelo contrário: tem favorecido o ranqueamento punitivo das instituições e reforçado a direção produtivista, mercantilizadora e privatista da política educacional brasileira.
Diante disso, a ABEPSS, a ENESSO e o CFESS propõem a ampliação do debate e de formas de mobilização para tornar pública a nossa posição de crítica ao SINAES/ENADE, a fim de que promovam o diálogo com estudantes, docentes e demais profissionais para pensar alternativas de mobilização até o dia 24 de novembro, data em que ocorrerá o ENADE.
A proposta é que sejam instituídas diversas formas de mobilização e ações políticas no sentido de mostrar a sociedade o porquê de estarmos contra esse sistema de avaliação. Cada regional pode desenvolver as atividades que considerarem adequadas: ato público, debate com a comunidade acadêmica, vídeos, palestras, panfletagem.
É preciso mostrar à sociedade e à comunidade acadêmica nosso posicionamento:
-QUEREMOS PARTICIPAR DE AVALIAÇÃO E CADA VEZ MAIS FORTALECER A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL, MAS PARA ISSO NÃO PODEMOS TER UM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE CURSOS COMO O REALIZADO PELO SINAES!
– LUTAMOS POR MECANISMOS DE AVALIAÇÃO COERENTES COM AS DIRETRIZES E COM PROJETO ÉTICO POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL.
Todas/os à luta em defesa de um ensino de qualidade!!
*Fonte: CFESS