A presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN), Jussara Nascimento, acompanhada do assessor jurídico da entidade, reuniu-se na manhã desta terça-feira (27) com a presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN), Judite Nunes, para tratar de demandas da categoria dos/as assistentes sociais. O encontro aconteceu na sede do órgão do judiciário, localizado no bairro Cidade Alta.
Jussara Nascimento entregou documento à presidente explicando que as demandas por perícias não devem mais ser enviadas às secretarias de assistência social dos municípios, mas sim para o Núcleo de Perícias. A prática estaria causando constrangimento aos/às profissionais que atuam, por exemplo, nos Cras e Creas e não têm tal atribuição. Como resposta, Judite Nunes informou que lerá o documento e tomará as medidas cabíveis.
O Cress/RN também reiterou o pedido para que as perícias realizadas sejam remuneradas (algumas estão há cerca de um ano sem pagamento). O TJ/RN irá protocolar os casos concretos enviados pelo conselho, oriundos de profissionais que participaram do levantamento da entidade, amplamente divulgado pelo site, e-mail e redes sociais. Além disso, irá consultar o Núcleo de Perícias para verificar se há outros/as assistentes sociais nesta situação.
Por último, Jussara Nascimento conversou com a presidente sobre a necessidade de contratação de assistentes sociais no TJ/RN via concurso público. Judite Nunes afirmou que, em sua gestão, que termina em janeiro de 2013, somente está previsto concurso para juiz. “Chegamos a realizar um levantamento nos setores técnicos a fim de ter um número das demandas por profissionais e sabemos das defasagens, mas esbarramos na falta de recursos”, explicou, acrescentando que caberá a nova gestão rever a possibilidade de realização do certame.