Acontece no próximo dia 24 de outubro o “I Seminário Saúde e Sistema Prisional: impasses e possibilidades no Rio Grande do Norte”. O evento é promovido pelo curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP) e que contará com a participação de docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais com atuação dentro do setor público e privado. A programação acontece nos períodos da manhã, tarde e noite, na Unidade Floriano Peixoto.
A questão carcerária brasileira apresenta problemáticas que estão em discussão pelos profissionais de diferentes áreas e que se configura como um dos temas públicos de maior complexidade no país. O projeto de extensão “Saúde Prisional”, desenvolvido dentro da UnP em parceria com gestores do sistema no estado, busca oferecer melhores condições para os apenados e suas famílias.
Durante o seminário, que apresentará parte do trabalho realizado pelos projetos de extensão da graduação, serão realizados mesas redondas com diferentes assuntos, debates entre os participantes e uma conferência com Manoel Mendonça, professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Exclusão e Cidadania (Gepec).
O evento está associado ao Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais (GPSM) e ao Núcleo de Psicologia Social e Comunitária. Durante o dia, também serão apresentadas as atividades desenvolvidas com a população prisional e os resultados obtidos até o momento. Integram a programação as disciplinas Estágio Básico em Comunidades; Psicologia na Contemporaneidade; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica; Saúde Coletiva; Psicologia da Saúde; História da Psicologia e Tópicos Avançados em Instituições.
Inscrições e informações, por meio do e-mail inscricoessaudeprisional@gmail.com.
Programação
*Mesa redonda: Trabalho e reinserção sócio-profissional – 9h
*Mesa redonda: Subjetividade, clínica e sistema prisional: apontamentos sobre as mulheres encarceradas no RN – 14h
*Mesa redonda: Saúde, Direitos Humanos e sistema prisional – 16h
*Conferência de encerramento: Sociedade sem prisões: uma utopia? (Prof. Manoel Mendonça, UFSE) – 19h.