A deliberação nº 12 do eixo Administrativo-Financeiro, aprovada no 40º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, indicou que o Conjunto CFESS deveria organizar um Grupo de Trabalho para elaboração de uma Política Nacional de Gestão do Trabalho. Foi para finalizar a versão preliminar do documento que o CFESS se reuniu com representantes dos CRESS das cinco regiões brasileiras, além de trabalhadores/as do Conjunto. O encontro ocorreu em Brasília (DF), neste sábado, sete de julho.
O CFESS foi representado pelas conselheiras Lucia Lopes e Juliana Melim, além da Coordenadora-Executiva, Sandra Sempé, representando os/as trabalhadores. Participaram também os/as representantes das direções dos CRESS RO, CE, SC e MT, além de trabalhadores/as dos CRESS CE, MT, RS e RJ.
Durante a reunião, o debate girou em torno da finalização da versão preliminar da Política Nacional de Gestão do Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS, abordando assuntos como piso salarial, avaliação de desempenho, jornada de trabalho de 30h, análise de recomposição salarial que seja a mais favorável possível para o trabalhador do Conjunto e política de capacitação permanente, para a constante qualificação dos/as funcionários dos CRESS e do CFESS.
Para a conselheira do CFESS Lucia Lopes, o GT Gestão do Trabalho foi uma estratégia fundamental para dar materialidade à luta e à consolidação da conquista de direitos dos/as trabalhadores do Conjunto CFESS-CRESS. “Demos um grande passo à frente no processo de profissionalização dos/as trabalhadores de nosso Conjunto, com a noção de que somos, antes de tudo, também trabalhadoras/es. Destaco ainda o grande esforço dos CRESS de articular reuniões locais, selecionar representantes e enviar trabalhadores/as, o que sem dúvida fortaleceu nossa construção coletiva” destacou a conselheira.
O agente fiscal do CRESS-RJ, Elias Azevedo, também considerou positiva a reunião. “Do tempo em que estou no Conjunto, este é um momento histórico, em que se amplia e se materializa o caminho para a conquista de direitos dos/as trabalhadores dessas entidades”, avaliou Elias.
No mesmo sentido, a conselheira do CRESS-CE, Tatiana Raulino, afirmou que a qualidade da discussão ultrapassou o simples cumprimento de uma deliberação do Encontro Nacional. “O cuidado deste grupo na avaliação das possibilidades, na construção de propostas e na incorporação de sugestões dos/as trabalhadores demonstram o amadurecimento deste Conjunto”, concluiu a conselheira.
A avaliação realizada ao final dos trabalhos foi bastante positiva por parte de todos/as os/as participantes. A versão preliminar da Política Nacional de Gestão do Trabalho será apresentada no Encontro Nacional CFESS-CRESS, que ocorrerá em setembro, em Palmas (TO).
*Fonte: CFESS