O Conjunto CFESS-CRESS historicamente tem se colocado na defesa da política de previdência social como parte constituinte da seguridade social brasileira. Em articulação com outras entidades e movimentos sociais, como a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), resiste na luta em defesa da consolidação e ampliação dos direitos sociais.
É nessa direção que o CFESS se reuniu com gestores/as do INSS, no dia 5 de dezembro de 2018, para tratar de questões relacionadas ao acesso da população a benefícios e do serviço “INSS Digital”. Também foram debatidas outras pautas de interesse da categoria, relacionadas à qualidade do Serviço Social prestado aos/às usuários/as no INSS.
Tal reunião foi convocada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), ligada ao Ministério Público Federal (MPF), após CFESS e Fenasps não obterem respostas, por intermédio de diversos ofícios e reuniões com INSS, a questionamentos relacionados aos processos de gestão do atendimento e do trabalho nas revisões de benefícios e implantação do chamado “INSS digital”.
Assim, com o apoio da PFDC, após sucessivas negativas do INSS em se pronunciar em relação aos questionamentos, documentos e ofícios enviados pelo CFESS, os/as atuais gestores/as da autarquia se comprometeram a responder, por escrito, até fevereiro de 2019, compromisso assumido diante de procuradores/as que marcaram presença na reunião.
“Seguiremos cobrando e vamos aguardar as respostas do INSS. Isso é resultado das diversas iniciativas do CFESS, em articulação com a Fenasps e a PFDC na defesa da política de previdência e do exercício profissional de assistentes sociais que atuam na instituição”, afirmou a coordenadora da Cofi do CFESS, Solange Moreira, presente à reunião.