A assistente social de Natal (RN) Maria Luíza Teixeira foi entrevistada para o programa do Globo Repórter que vai ao ar no dia 20 de setembro. Ela é autora e coordenadora do projeto “Transporte Urbano e População Idosa: construindo uma nova relaçaõ”, que trata da prevenção da violência urbana contra a pessoa idosa usuária do transporte coletivo público.
O projeto foi executado pela Associação do Ministério Público/RN em parceria com a Procuradoria Geral de Justiça/RN e o banco Santander, entre junho de 2010 e abril de 2013. Foram capacitados 3.137 motoristas e cobradores, contribuindo para a redução das queixas dos idosos junto a Promotoria do Idoso. De um total de 48 quaixas/ano, houve um queda para 7/ano em 2012.
A matéria gravada será exibida também na Globonews, no dia 28 de setembro. A pesquisa foi contemplada com prêmios em Direitos Humanos em 2011, em Brasília, e do Instituto Inovare. Foi também selecionada pelas agências reguladoras do Banco Santander, que passou pela avaliação de uma equipe de gerontólogos e consultores do projeto Talentos da Maturidade.
Os representantes do Banco Santander vieram a Natal para avaliar a capacitação dos motoristas e cobradores. Eles ficaram impressionados e resolveram levar a cópia do projeto a Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de que seja difundido em outros países.