Assistentes sociais celebram o 15 de maio ocupando as ruas em defesa da Educação

O 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, foi histórico para a categoria neste ano: o povo brasileiro lotou as ruas de todo o país para defender a educação pública, as universidades e institutos federais.

Em Natal, quase 100 mil pessoas ocuparam a Av. Salgado Filho, e assistentes sociais estiveram presentes acompanhando o ato na coluna organizada pelo Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS/RN).

Com a faixa “Assistentes sociais em defesa da Educação Pública, da Previdência e da Assistência Social”, uniram-se à multidão de estudantes, professores e outras/os trabalhadoras/es para dizer não aos cortes orçamentários pretendidos pelo atual governo federal.

Defender a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e com condições de permanência é uma das importantes bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS. Para a categoria, o acesso a este direito constitucional precisa ser garantido e é essencial para o desenvolvimento do país.

Antes do ato, uma aula pública com o militante Guilherme Boulos lotou o ginásio de esportes do Campus Central do IFRN. Ele encorajou as/os estudantes e docentes a permanecerem na luta, falou da importância da educação pública para o desenvolvimento da ciência e também conversou sobre democracia, defendendo #LulaLivre.

Otimista com o movimento em todo o Brasil, Boulos fez sua avaliação. “Nós vamos ter condições, agora, de criar um grande movimento em defesa da educação no país. Não só dos educadores, não só dos estudantes, mas com apoio amplo da sociedade”, afirmou.

Boulos recebeu, depois da aula, a presidenta do CRESS/RN, Luana Soares, e gravou um vídeo especial parabenizando a categoria pelo Dia da/o Assistente Social. “Vocês têm estado na linha de frente, na vanguarda da resistência nesse país, desde muito tempo. Contra o desmonte do Estado, contra o desmonte das políticas públicas, contra o desmonte dos programas sociais, fazendo essa batalha no dia a dia”, disse.

Confira o álbum de fotos no Facebook

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços