As relações internacionais do Conjunto CFESS-CRESS deram um novo passo na última semana. Entre os dias 24 e 26 de abril, o CFESS esteve no Chile, participando da reunião do Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats), realizada em Santiago. O encontro teve a presença de mais sete países: Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Porto Rico e Uruguai. O Brasil foi representado pela conselheira do CFESS Esther Lemos e pela coordenadora de relações internacionais da ABEPSS, Mirla Cisne.
Dentre as principais deliberações, houve a eleição do CFESS para a nova coordenação do comitê. A secretaria do Colacats será exercida pelo Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico (CPTSPR). O CFESS será representado pela conselheira Esther Lemos e pelo conselheiro Maurílio Matos e a organização porto-riquenha terá a representação de Larry Rodríguez e Miguel Morales.
“Como um dos fundadores do Comitê Mercosul em 1996, o CFESS investiu na efetivação do projeto ético-político além de suas fronteiras, pois entende que a luta contra o capital não tem fronteiras. Particularmente na América Latina, onde a desigualdade social possui índices inaceitáveis, continuar investindo na articulação da categoria, por meio do Colacats, faz com que o Conjunto CFESS-CRESS contribua como protagonista na definição da agenda política dos/as assistentes sociais na região”, destacou Esther Lemos.
Um importante debate foi também sobre os resultados preliminares do Estudo sobre as Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais na Região da América Latina e Caribe, que vinha sendo discutido no Comitê Mercosul e é coordenado pelo Colégio Profissional de Porto Rico, com o apoio e participação das organizações dos seguintes países: FAAPSS/Argentina, CFESS/Brasil, ADASU/Uruguai, ADOPTRASOC/República Dominicana, CPTSPR/Porto Rico, CTS/Costa Rica, FECTS/Colômbia, SOCUTRAS/Cuba.
No Brasil, a divulgação da pesquisa foi feita pelo CFESS e contou com a participação de 450 profissionais, que responderam integralmente a pesquisa entre 1º de fevereiro e 31 de março de 2014 (clique aqui e relembre). No total, o estudo contou com 3.268 participantes, que indicaram estar atualmente exercendo a profissão de assistente social nos respectivos países.
Para a gestão 2014-2017, o Colacats decidiu pela criação do Observatório das Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais da América Latina e Caribe. A próxima reunião do comitê ocorrerá em Porto Rico em 2015.
Seminário
Em seguida, nos dias 25 e 26 de abril, o CFESS participou do Seminário do Colacats, intitulado “Cenários do debate contemporâneo do serviço social e suas projeções regionais: tendências e desafios”. O evento contou, em um dos painéis, com a conselheira do CFESS, que falou sobre os cenários da profissão na relação entre trabalho e formação profissional, e com a professora Mirla Cisne, da ABEPSS. As sessões temáticas contaram com a apresentação de 17 trabalhos de profissionais do Brasil, dentre os/as quais conselheiros/as do CRESS-SP.
Esther Lemos ressaltou ainda a hospitalidade dos/as assistentes sociais do Chile durante os eventos, o que permitiu, segundo ela, o bom debate, o intercâmbio e a troca de experiências entre diferentes gerações profissionais. Sendo uma das ditaduras mais cruéis, a resistência à ditadura chilena contou com a participação ativa de assistentes sociais e estudantes de serviço social, alguns/algumas deles/as desaparecidos/as e executados/as políticos/as, cuja memória é mantida pelo Colégio de Assistentes Sociais do Chile.
“Neste ambiente, fomos recebidos e acolhidos, fortalecendo a articulação estratégica de efetivação do projeto ético-político profissional, na crítica à acumulação capitalista e suas consequências destrutivas na sociabilidade latino-americana e caribenha” observou a conselheira do CFESS.
O evento terminou com a leitura e aprovação da Declaração de Santiago, disponível aqui no site do CFESS (clique para ler).
O CRESS-RN informa à categoria e ao público em geral que o Setor Administrativo em…
Dúvidas frequentes
Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços
O nosso site usa cookies
Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.