“Sou Assistente Social e tenho minhas Bandeiras de Luta!” É assim, reafirmando o trabalho profissional da categoria e seu compromisso ético-político, que o Conjunto CFESS-Cress lança a Agenda Assistente Social 2018.
A publicação já está disponível no Cress/RN, na sede em Natal, e deverá chegar ainda nesta semana na Seccional Mossoró. O valor unitário é de R$ 8 (preço de custo), e a quantidade é limitada. O pagamento deve ser realizado com cartão de débito ou crédito ou depósito bancário, e não fazemos reserva.
No próximo ano, o Código de Ética do/a Assistente Social completará 25 anos. O documento não constitui apenas um conjunto de normas legais voltadas ao exercício profissional. Ele é expressão e resultado da intervenção dialética e histórica de uma profissão que reconstruiu sua identidade na realidade social.
Assim, a proposta da Agenda 2018 é levar a uma viagem pelos princípios fundamentais que norteiam o trabalho profissional e seu diálogo com as pautas políticas assumidas pela categoria. A publicação também destaca as principais bandeiras de luta do Serviço Social brasileiro, todas fundamentadas e respaldadas pelo Código de Ética.
“Nossa conjuntura tem se revelado cada vez mais devastadora dos direitos humanos, das liberdades e da justiça social. E isso tem demandado cada vez mais de nós, trabalhadores/as, a resistência e a defesa intransigente dos princípios que apresenta nosso Código de Ética”, afirma a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Lylia Rojas.
Flerte com obra de Arthur Bispo do Rosário
A Agenda Assistente Social 2018 tem seu conteúdo dissolvido ao longo de suas páginas, em uma tentativa de expor os temas em sua densidade sem, contudo, se tornar cansativo para quem lê. Em seu projeto gráfico, há explicitamente referência, por meio das cores e traços, à obra de Arthur do Bispo do Rosário, artista sergipano falecido em 1989.
É dele a imagem que há 25 anos ilustra (e embeleza) a capa do Código de Ética. À época, foi escolhida como uma forma de homenagear cada usuário/a das políticas e serviços sociais, em nome do respeito, qualidade e responsabilidade, nos termos dos princípios firmados por este Código que nossa ética profissional pretende assegurar.
A publicação traz também novidades em seu formato: com 12 x 16 cm, a agenda está menor e mais leve, prática para ser transportada e guardada no dia-a-dia.
*Com informações do CFESS