O premiado filme Nise – O coração da loucura será exibido na edição de abril do Cine Cress, para o debate sobre a luta antimanicomial. O evento acontecerá no IFRN – Cidade Alta (Av. Rio Branco, 743, Centro, Natal), Sala 12, no próximo dia 26, às 18h30.
A exibição será seguida de debate mediado pela assistente social Samya Martins. A entrada é gratuita, e não é necessário realizar inscrição prévia, mas as vagas são limitadas à capacidade do espaço. O evento é voltado para assistentes sociais, estudantes e outros/as profissionais interessados/as na temática.
O 18 de maio será Dia da Luta Antimanicomial, e é importante destacar que a problematização sobre a violação de direitos das pessoas que vivem em sofrimento psíquico no Brasil não se encontra isolada do contexto mais amplo das violações de direitos nas sociedades ocidentais.
Diante desse debate desafiador e instigante, o Conjunto CFESS-Cress tem reafirmado sua disposição de enfrentamento da discussão no âmbito da saúde mental, na perspectiva da consolidação dos princípios consignados na luta pela reforma psiquiátrica no Brasil.
O filme
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu método e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
O filme recebeu dois prêmios no 28º Festival de Tóquio, presidido pelo cineasta americano Bryan Singer: o Grand Prix de melhor filme e o prêmio de melhor atriz para Glória Pires.
Data de lançamento: 21 de abril de 2016
Direção: Roberto Berliner
Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer, Julio Adrião e mais
Gêneros: Drama, Biografia
Nacionalidade: Brasil
Classificação: 12 anos