Comissão de Seguridade é retomada debatendo as políticas sociais

Trazendo a categoria para o importante debate sobre as políticas sociais, o Cress/RN retomou, na quinta-feira (7), as atividades da Comissão de Seguridade. A reunião aconteceu na sede do Conselho em Natal e reuniu conselheiras, servidoras e profissionais de base.

A Comissão discute o conjunto das políticas, onde está os espaços sócio-ocupacionais dos/as assistentes sociais. A Diretoria do Cress/RN espera agregar principalmente a base nas atividades, defendendo que o Conselho não funciona sem as comissões.

Na ocasião, os/as profissionais trocaram experiências sobre demandas e o fazer profissional cotidiano em seus espaços de trabalho e debateram a atual conjuntura de cortes orçamentários que rebatem especialmente nas políticas sociais.

Falaram sobre o governo Temer e a retirada de direitos, a tentativa de extinção do Serviço Social no INSS, a precarização dos vínculos de trabalho, mesmo para profissionais concursados/as etc. “Nossa comissão deve se trazudir em ações concretas que façam justamente esses enfrentamentos necessários”, disse Luana Soares, presidenta do Cress/RN.

A Comissão terá a responsabilidade de organizar o Seminário “O trabalho do/a assistente social na Assistência”, que acontecerá no próximo mês, em Natal. O evento em nível estadual antecede a edição nacional, que acontecerá em agosto, organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social.

Além disso, o grupo encaminhou fazer uma nota de repúdio às agressões sofridas por assistentes sociais do INSS em Brasília, no mês passado, quando tentavam audiência com a direção nacional do órgão.

A próxima reunião da Comissão de Seguridade ocorrerá no dia 21 de junho, às 15h, na sede do Cress/RN em Natal. Para participar, é só comparecer ao local no horário marcado.