Nesta semana, o CFESS recebeu as entidades integrantes da coordenação nacional do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS) para a reunião bimestral.
Nos dias 17 e 18 de agosto, a coordenação FNTSUAS, composta por entidades nacionais e representantes dos Fóruns Estaduais (FETSUAS), reuniu-se na sede do CFESS, em Brasília (DF). As entidades presentes foram o CFESS, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Federação Nacional dos Assistentes Sociais (Fenas); a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi); a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato); o Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (Coffito); a União Brasileira de Associações de Musicoterapia (Ubam); a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (Abedev); a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e o Conselho Federal de Economistas Domésticos (CFED). Eles se reuniram para traçar o plano de trabalho das comissões do Fórum. Participaram os seguintes FETSUAS: CE, RS, RJ, MS, BA, PR, SC e MG.
Conforme o artigo 23 do Regimento Interno , “ficam criadas as seguintes Comissões Permanentes, constitutivas do FNTSUAS: I. Formação e Articulação Política; II. Comunicação e Informação; III. Mesa Permanente de Negociação do Suas – MNN/SUAS; IV. Orçamento e Finanças”.
As comissões do FNTSUAS se reuniram pela primeira vez, depois da aprovação do novo Regimento Interno, estabelecido na Assembleia Nacional do Fórum, em abril passado, e traçaram as respectivas ações a serem desenvolvidas para os próximos dois anos.
O segundo dia do encontro teve como pauta o debate sobre a participação do Fórum no GT da Política Nacional de Educação Permanente no SUAS, criado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), no qual o FNTSUAS está representado pela conselheira do CFESS Esther Lemos. Os/as participantes também fizeram uma avaliação do processo eleitoral no CNAS e sobre a organização do Seminário sobre Representação e Representatividade dos trabalhadores do SUAS nos espaços públicos, previsto para ocorrer nos dias 19 e 20 de outubro em Brasília.
Segundo a conselheira do CFESS Esther Lemos, o grupo conseguiu planejar coletivamente as atividades, tematizando as demandas comuns. “O destaque foi para o fortalecimento do espaço do FNTSUAS na representação da bancada dos/as trabalhadores/as no CNAS”, ressaltou a conselheira.
Outro destaque, segundo Esther Lemos, foi a participação dos FETSUAS, trazendo as demandas do processo organizativo do conjunto dos/as trabalhadores/as dos respectivos estados para o FNTSUAS. “Estamos trabalhando no fortalecimento do FNTSUAS e no processo de organização dos FETSUAS e dos Fóruns Municipais (FMTSUAS)”, completou a conselheira.
*Fonte: CFESS