Comunicado à categoria sobre a vacinação das/os trabalhadoras/es do SUAS

COMUNICADO À CATEGORIA SOBRE A VACINAÇÃO DAS/OS TRABALHADORAS/ES DO SUAS

Desde o início da pandemia, as gestões 2020-2023 do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte (CRESS-RN) “Da luta não me retiro: enfrento e resisto” e “Liberdade e Luta” estão na mobilização pelo direito à vacina para todas/os, junto aos movimentos sociais, sindicatos e conselhos de políticas sociais.

Nesta luta pelo direito à vida também ressaltamos a necessidade de vacinar as/os profissionais inseridas/os no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por ser um serviço essencial no combate à COVID-19, compreendendo que saúde não se resume à ausência de doença, mas tem seus determinantes sociais, políticos, econômicos e culturais, e considerando o acesso ao benefício do Auxílio Emergencial e serviços da Política de Assistência Social, de suma importância para a saúde da classe trabalhadora.

Estas/es profissionais atuam no atendimento às demandas de violência, pauperismo, desemprego etc., por meio de visita domiciliar e atendimento individual na busca pela viabilização e garantia da continuidade das provisões e serviços socioassistenciais.

No último dia 24 de junho, o CRESS-RN foi comunicado sobre a aprovação da vacinação para as/os profissionais do SUAS do RN na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Também teve conhecimento de que seria encaminhado para todos os Municípios ofício informando sobre a decisão com o intuito de que seja encaminhada a vacinação para este público.

Diversas/os trabalhadoras/es assistentes sociais encaminharam fotos e vídeos da luta por este direito, assim como a sua viabilização em diversos Municípios.

Em reuniões com gestoras/es, movimentos sociais, elaboração de notas coletivas, rodas de conversa online, encaminhamento de ofícios, articulações políticas e reivindicações, o CRESS-RN esteve e está na linha de frente em defesa do direito das/os trabalhadoras/es.

O Conselho elaborou um plano estratégico para o enfrentamento à COVID-19 e, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização, tem pautado o direito à vacina e à vida em todas as prefeituras do RN, governo estadual, secretarias municipais e  estadual de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública etc.

Ademais, construiu um observatório para monitorar e orientar a categoria de assistentes sociais sobre a necessidade de denúncias pela ausência de equipamentos de segurança e a importância da articulação junto aos sindicatos.

Por fim, reafirmamos não só o direito à vacina, mas a necessidade de condições adequadas e seguras de trabalho das/os profissionais, ao passo em que denunciamos o desmonte provocado pelo governo federal ao SUAS.

Natal, 30 de junho de 2021.

Gestão 2020-2023
Da luta não me retiro: enfrento e resisto! (Natal)
Liberdade e luta (Seccional Mossoró)

Fotos de mobilização e vacinação de trabalhadoras/es do SUAS (a vacinação já ocorreu nas cidades de Alto do Rodrigues, Assú, Campo Grande, Carnaubais, Florânia, Itajá, Lagoa Nova, Paraú, Pendências, São Pedro, São Rafael e Triunfo Potiguar)