Confira orientações para construir um Plano de Trabalho do Serviço Social

Fim de ano é tempo de refletir e avaliar sobre o exercício profissional, analisar se os objetivos propostos foram alcançados, quais os desafios encontrados e que estratégias de atuação foram eficientes para contribuir com a viabilização de direitos da população usuária.

Assistentes sociais são cotidianamente solicitadas/os a realizar atividades que não são de sua competência ou atribuição privativa nos diversos espaços sócio-ocupacionais. Para enfrentar as relações internas de poder, não basta apenas dizer não às/aos gestoras/es: é preciso estar respaldada/o em normativas que regem a profissão e, assim, buscar demarcar o espaço e as ações que competem ao Serviço Social.

Desta maneira, um planejamento qualifica o exercício profissional e ajuda a enfrentar os imediatismos. Um Plano de Trabalho do Serviço Social sintonizado com o Projeto Ético-Político profissional é um instrumental que reúne a concepção de profissão, da política social em que se insere e as ações que serão realizadas na instituição pela/o assistente social.

Para facilitar o planejamento anual e a construção do Plano de Trabalho, o CRESS-RN recomenda os seguintes materiais:

  1. Texto “Formulação do Projeto de Trabalho Profissional”, de Berenice Rojas Couto
  2. Texto “O planejamento e a elaboração do projeto de trabalho no exercício profissional de assistentes sociais” (Cap. 6), de Claudio Horst
  3.  Vídeo “Oficina de elaboração do projeto de trabalho profissional”, com Claudio Horst
  4. Vídeo “Palestra sobre os Instrumentos e as Técnicas do Serviço Social”, com Charles Toniolo
  5. Planner CFESS 2024

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços