Durante o último final de semana, dias 15, 16 e 17 de agosto, ocorreu em Maceió (AL) o XXIII Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/Cress da Região Nordeste. O Regional Alagoas sediou o evento, que reuniu, no Maceió Mar Hotel, as representações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) da Bahia, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Maranhão.
O espaço foi de relevância coletiva e política, onde a categoria discutiu ações e estratégias que serão levadas ao maior espaço deliberativo e democrático do Serviço Social Brasileiro: o Encontro Nacional do conjunto CFESS/Cress.
Participaram do evento assistentes conselheiros/as, agentes fiscais e assistentes sociais da base, convidados/as ou eleitos/as como delegados/as em assembleias realizadas nos respectivos regionais. O objetivo do evento foi discutir as propostas da agenda de lutas da categoria para os próximos três anos e definir quais propostas seriam levadas ao Encontro Nacional. O Descentralizado é apenas consultivo; as deliberações são definidas no Encontro Nacional.
Na manhã do dia 15 de agosto, foi realizado o Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofi’s). À tarde teve início o Encontro Descentralizado, que contou, na mesa de abertura, com a participação do Prof. Ms. Fernando Antônio de Mesquita (Ufal), tratando sobre os significados e legados históricos da Ditadura Militar para a Região Nordeste. O Prof. Drº José Nascimento França (Ufal) também participou e relatou sua experiência de resistência e luta no período do regime ditatorial, além de homenagem de reconhecimento aos demais assistentes sociais que lutaram na época.
A segunda mesa da tarde teve como tema “As lutas sociais e os desafios para o Serviço Social Brasileiro”, com falas da Profª Pós Drª Valéria Correia e Profª Pós Drª Rosa Prédes (Ufal). No dia seguinte, iniciou-se o debate dos eixos temáticos que compõem a agenda da categoria dos/as assistentes sociais: Seguridade Social; Fiscalização e Exercício Profissional, Ética e Direitos Humanos e Relações Internacionais e Comunicação, e, no último dia do encontro, houve o debate dos eixos Administrativo-Financeiro e Formação Profissional.