O CRESS-RN, assim como o Conselho Federal de Serviço Social, assina o manifesto de apoio às reivindicações do Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) e divulga Carta Aberta elaborada pelo movimento.
O Fórum quer, dentre outros pontos, o reajuste da bolsa-salário; a redução e requalificação da carga horária sem redução da bolsa-salário; a retomada imediata da CNRMS; a realização dos Seminários Nacionais e Regionais e a criação da Política Nacional de Residências em Saúde, de forma descentralizada e participativa.
O Ministério da Economia atualizou faixas de cálculo e alíquotas incorporando as novas regras da Reforma da Previdência Social às bolsas das/os residentes, alterando o recolhimento previdenciário de 11% para 14%. Vale salientar que os valores das bolsas estão já defasados pela inflação acumulada desde março de 2016.
“O FNRS entende que, na conjuntura atual de desmonte dos direitos e seguridade social, o aumento da cobrança do INSS é um ataque ao conjunto da classe trabalhadora: fazendo com que o brasileiro trabalhe por mais tempo, contribua mais e receba um benefício menor! Portanto, somamos à luta das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil contra a reforma previdenciária”, diz a nota.