A conselheira Juliana Medeiros participou, na quarta-feira (23), de reunião na Secretaria Municipal de Administração de Natal, representando o CRESS-RN. Na ocasião, ela defendeu a convocação das/os assistentes sociais no cadastro de reserva do último concurso realizado para a Saúde, em 2018.
As/os concursadas/os levaram uma carta-compromisso pontuando a importância do SUS, as atribuições e competências profissões, a necessidade de cumprimento da Lei das 30 horas (que garante a redução da carga horária sem redução de salário) e a convocação do cadastro reserva para suprir a necessidade do Município. O documento, contudo, não foi assinado pelos representantes da Secretaria, que alegaram desconhecer os dados apresentados.
O CRESS-RN está participando assiduamente das reuniões de organização e orientação junto às/aos aprovadas/os e encaminhando ofícios para a Prefeitura de Natal solicitando informações relacionadas à demanda por profissionais no Município (sem resposta até o momento).
Em documento elaborado pela/os aprovadas/os, com base em levantamento feito no Diário Oficial do Município, constatou-se que, atualmente, 18 assistentes sociais estão em contratos temporários e oito se aposentaram neste ano. Isto demonstra a importância e necessidade de convocação de mais profissionais para garantia de um serviço com continuidade e atendimento integral à população na viabilização dos direitos sociais.
A vereadora Divaneide Basílio (PT) também acompanhou a reunião e destacou a importância do papel das/os assistentes sociais na política da Saúde do Município. O CRESS-RN endossa a luta pela convocação das/os assistentes sociais, defendendo vínculos de trabalho efetivos que possibilitam um fazer profissional com continuidade e evitem práticas de assédio por vínculos precarizados.