Cress/RN emite moção de repúdio por demissão de sindicalista na Caixa

MOÇÃO DE REPÚDIO

À Presidência da Caixa Econômica Federal
Com cópia para a Gerência de Tecnologia (GITEC)

Vimos através desta expressar nosso repúdio ao processo de demissão do ativista sindical Juary Chagas, do Rio Grande do Norte, afastado pela segunda vez de suas funções, sem vencimentos, no dia 20 de outubro.

Em abril deste ano, o Judiciário já havia reconhecido a medida arbitrária da Caixa e concedido liminar reintegrando-o ao trabalho. O banco ainda teve negado um mandado de segurança que tentava derrubar a decisão.

Entretanto, em outubro, a empresa se valeu de um recurso regimental para suspender Juary enquanto o processo seguir na Justiça do Trabalho.

O processo de demissão representa uma perseguição política, em virtude de sua atuação junto às lutas dos/as trabalhadores/as bancários/as, como ex-diretor e membro do Conselho Fiscal de seu sindicato e integrante da Executiva da central sindical CSP-Conlutas em seu estado.

Esta perseguição iniciou-se após o processo de reestruturação do seu setor de trabalho, em 2011, quando este se recusou a ser transferido, e prosseguiu, com assédio, esvaziamento de atividades e novas tentativas de transferência.

O gerente da unidade, Murilo Alves, principal perseguidor e assediador, ainda monitorava por meio de circuito interno todos os passos de Juary, principalmente suas iniciativas sindicais no local de trabalho, forjando um processo administrativo fraudulento que visava sua demissão.

Reivindicamos da direção da Caixa Econômica Federal o arquivamento imediato do pedido de demissão, que inclusive foi feita enquanto o trabalhador ainda gozava de estabilidade sindical, o retorno do pagamento do salário e benefícios e o fim do processo administrativo, marcado por premeditação e perseguição, somando-se a outros casos de perseguição política existentes no país.

Natal, 23 de novembro de 2017.

Conselho Regional de Serviço Social 14ª Região – CRESS/RN

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços