NOTA DE APOIO
O Conselho Regional de Serviço Social do RN – 14ª Região (CRESS-RN) vem a público apoiar a greve unificada das/os trabalhadoras/es que atuam na Política da Saúde no Município de Parnamirim.
Estamos ao lado da luta da classe trabalhadora na efetivação dos seus direitos e das condições de trabalho para atender a toda a população.
Durante a pandemia, mesmo arriscando suas vidas, as/os profissionais estão orientando, acolhendo e encaminhando usuárias/os e familiares nos diversos serviços. A insalubridade, entretanto, está sendo paga de forma equivocada, e as/os trabalhadoras/es não estão recebendo o retroativo.
Muitas/os não tiveram seus enquadramentos realizados adequadamente conforme previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Salários e, por meio do sindicato, estão tentando as negociações com a Prefeitura Municipal de Parnamirim.
Pela morosidade, decidiram deflagrar a greve como uma forma de orientar e mobilizar a população sobre o sucateamento que a Política da Saúde vem sofrendo no Município e pautar que sejam efetivados os direitos das/os servidoras/es.
Existem serviços sem o quantitativo mínimo de profissionais para funcionamento, serviços com ausência de insumos e uma sobrecarga de demandas sem a necessária expansão da rede de atendimento. Isto inviabiliza os direitos da população de Parnamirim.
Além disso, as/os profissionais estão sem as condições necessárias de trabalho para execução de suas atividades.
Tal situação implica na execução da Política da Saúde no Município, com profissionais esgotados, adoecidos e sobrecarregados.
Diante disto, repudiamos todas as falas que desconsideram a luta das/os trabalhadoras/es, sobretudo as que reforçam o modelo biomédico/curativo, que consideram saúde como apenas ausência de doença, sem levar em conta as determinações sociais.
Todas as categorias profissionais são importantes, necessárias e estão respaldadas na própria construção da Reforma Sanitária, que desembocou no Sistema Único de Saúde (SUS).
O CRESS-RN reafirma seu posicionamento em defesa da luta social e das condições de trabalho da categoria.
Natal, 21 de março de 2022
Gestão 2021-2023
Da luta não me retiro: enfrento e resisto! (Natal)
Liberdade e luta (Seccional Mossoró)