CRESS-RN emite nota de repúdio por assistente social demitida na APAE Mossoró

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte (CRESS-RN 14ª Região) vem a público manifestar repúdio às atitudes agressivas que culminaram na demissão da assistente social Dávida Oliveira Ferreira de Souza Cardoso por questões político-partidárias.

De acordo com a profissional, a pedido da família, em um velório, quando não estava em exercício de sua função, leu uma carta escrita pela governadora do Estado, Fátima Bezerra, o que teria motivado o presidente da APAE, Abraão Dutra Dantas, a demiti-la, aos gritos.

Como cidadãs e cidadãos, temos o direito de manifestar nossas escolhas políticas. E enquanto assistentes sociais, assumimos valores centrados na democracia, igualdade e justiça social e repudiamos qualquer tipo de opressão, discriminação e autoritarismo.

A atitude do presidente da APAE Mossoró revela o descompromisso com as/os usuárias/os e familiares atendidas/os na instituição, que possuem um vínculo com a profissional e reconhecem seu compromisso por todo serviço prestado à população.

Reafirmamos que estamos em um regime democrático, onde este tipo de censura, de assédio e intimidação se caracterizam como uma atitude autoritária, que precisa ser combatida e repudiada por toda a sociedade e investigada pelo Ministério Público do Trabalho e órgãos de controle.

Acrescentamos que assistentes sociais têm na sua formação profissional a construção de valores humanos e o compromisso com os direitos e políticas sociais. Isto é incompatível com um projeto que precariza estas políticas e os vínculos de trabalho, com a aprovação das reformas trabalhista, previdenciária e administrativa, que legitima práticas de demissão por perseguição política, ao retirar a estabilidade das/os trabalhadoras/es concursadas/os.

Nos solidarizamos com a profissional, que sempre teve compromisso ético-político com o a profissão, e reivindicamos que as providências sejam tomadas para que a prática não se repita e as/os trabalhadoras/es sejam respeitadas/os.

Natal, 26 de outubro de 2022.

Gestão “Da luta não me retiro: enfrento e resisto”
Gestão “Liberdade e luta” (Seccional Mossoró)

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços