CRESS-RN faz retrospectiva de 2020; confira principais fatos

Como definir 2020? Quais os fatos mais marcantes deste que foi um dos anos mais desafiadores da história? O nosso CRESS Retrô relembra os principais acontecimentos, campanhas e atividades que marcaram o Conselho no ano da pandemia do Novo Coronavírus.

O ano começou com a eleição do Conjunto CFESS-CRESS, momento que ocorre a cada três anos para, de forma democrática, definir a direção da entidade. Em março, a pandemia provocou o isolamento social no país e no estado, impondo profundas mudanças no formato de atendimento, atividades, fiscalização etc. do CRESS-RN.

Como profissionais da linha de frente no combate à pandemia, as/os assistentes sociais trabalhadoras/es do SUS e do SUAS precisaram se reinventar, mas também exigir ainda mais direitos, como os equipamentos de proteção e condições de trabalho necessários para uma atuação profissional responsável, crítica e voltada para a viabilização dos direitos das/os usuárias/os.

Confira o resumo do ano

Eleições

Considerando que um dos pilares da administração pública é a publicidade/visibilidade dos seus atos, para conhecimento e controle da sociedade, as Eleições do Conjunto CFESS-CRESS sempre seguiram este princípio, e o processo eleitoral para escolha das direções não é diferente.

O processo ocorre a cada três anos e escolhe as gestões que estarão à frente do Conselho Federal e Conselhos Regionais. Diferente de outras entidades de classe, a categoria de assistentes sociais não é obrigada a votar, mas o faz pelo compromisso ético-político, com a democracia, pluralidade e pelo fortalecimento profissional.

Em 2020, apenas duas chapas foram inscritas no CRESS-RN, uma para a sede em Natal e outra para a Seccional Mossoró: “Da luta não me retiro: enfrento e resisto!” e “Liberdade e luta”, respectivamente. Ambas foram eleitas pela categoria e empossadas em maio, enfrentando, de cara, os desafios da pandemia.

Fiscalização e valorização profissional

Especialmente a partir de março, quando a pandemia impôs a quarentena obrigatória em todo o país, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) trabalhou arduamente para atender às mais diversas demandas da categoria, afinal assistentes sociais, seja na Saúde ou Assistência, são linha de frente.

O CRESS-RN realizou visitas aos hospitais de campanha, unidades de saúde e outros espaços; ouviu a categoria; lutou pela efetivação das competências e atribuições profissionais nos espaços de trabalho; posicionou-se contra os desmontes nas políticas sociais e buscou articulações com movimentos sociais e governos para garantir condições de trabalho e valorização para as/os assistentes sociais e também os direitos da população usuária.

Além disso, a COFI continuou acompanhando os concursos públicos e seleções do estado, notificando órgãos quando necessário e lutando pelo cumprimento da Lei das 30h sem redução salarial para a categoria. A Comissão também dedicou-se a orientar a categoria com visitas, reuniões virtuais e campanhas nas redes sociais sobre o momento da pandemia e todas as mudanças provocadas pela COVID-19.

Comunicação

Buscando se aproximar ainda mais da categoria e da sociedade e munir assistentes sociais de conteúdo importante, dicas e informações atualizadas, o CRESS-RN realizou diversas campanhas nas redes, a maioria voltada para o contexto da COVID-19.

Além de problematizar questões ligadas à conjuntura política e social do país, também seguiu em defesa das mulheres, das/os LGBTs, dos negros, da juventude, da população em situação de rua, da Educação, da Previdência, do SUS e SUAS etc.

Fortalecendo iniciativas já existentes como o CRESS Entrevista e as lives, também repaginou o canal do Youtube (TV CRESS) e inaugurou novos programas para a categoria, com formação, debates e conteúdo sobre a profissão e a atuação nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais.

Em 2020, o CRESS-RN foi mais visto na mídia potiguar: por meio da estratégia de relacionamento com a imprensa, o Conselho foi mencionado nos principais jornais, blogs e portais do estado e também ganhou espaço nas TVs e rádios.

Eventos

O ano atípico contou com poucos eventos presenciais e a maioria virtual, fazendo com que o Conselho repensasse sua dinâmica de atividades e se apropriasse mais da tecnologia para se aproximar da categoria por meio de debates imprescindíveis para 2020.

Na pandemia, o CRESS-RN realizou, além de diversas lives e reuniões virtuais, o I Fórum de Supervisão de Estágio, o Seminário Direito ao Aborto e o Serviço Social e o Seminário Previdência e Assistência em Questão, contando com a participação expressiva de profissionais e estudantes e construindo notas técnicas e posicionamentos importantes para a categoria.

Tem muito mais de 2020 pra você relembrar. Que tal acessar as nossas redes? Acompanhe o CRESS-RN diariamente e fique por dentro do que acontece no Conselho e na profissão.

Site – www.cressrn.org.br
Instagram – @cressrn