CRESS-RN na luta antirracista: VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Em um país onde 75% das vítimas de homicídio são negras (Atlas da Violência de 2019), a expressão “VIDAS NEGRAS IMPORTAM” é um hino, um ícone da luta antirracista e pelo fim da violência que tem uma cor definida como alvo.

Em Natal, o caso do jovem Gabriel Gomes, de 18 anos, morador da zona oeste, chocou o estado e ainda tem muitas perguntas não respondidas. Ele desapareceu no dia 5 e foi encontrado morto apenas no domingo (14), em um matagal na região metropolitana.

Queremos saber quem matou Gabriel. Defendemos uma rigorosa investigação do caso e de todos os outros que têm interrompido vidas negras sobretudo nas periferias do Brasil. Não podemos compactuar com a criminalização do povo pobre e negro, não podemos naturalizar estes crimes.

Da luta antirracista, o Serviço Social não foge. No último triênio, o Conjunto CFESS-CRESS se posicionou de forma mais institucional por meio de uma ampla campanha nacional de gestão para combater o racismo em todas as suas formas: desde a atuação profissional de assistentes sociais até o cotidiano das/os usuárias/os das políticas.

Em tempos de crise do capital, avanço neoconservador e também de pandemia, o aumento das mais diversas formas de violência tem recaído muito mais sobre a população negra. Por isso, por Gabriel e por todo o povo preto do país, reiteramos: VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços