Em tempos de severos cortes na Política de Assistência Social, patrocinados pelo ilegítimo governo de Michel Temer (PMDB), o Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN) faz coro à luta em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e participou, na terça (31) e quarta-feira (1), da XI Conferência Estadual de Assistência Social.
O evento aconteceu na Escola de Governo, Centro Administrativo, e reuniu centenas de assistentes sociais de todo o estado, além de gestores/as, usuários/as do Suas e outros/as profissionais que atuam na Assistência Social. O Cress/RN esteve presente nos dois dias de Conferência, distribuindo material gráfico, realizando sorteio de livros e conversando com profissionais sobre o Conselho, as comissões e tirando dúvidas.
A presidenta do Cress/RN, Luana Soares, afirmou que a gestão “A voz resiste, a luta insiste”, que é quase toda formada por assistentes sociais que atuam na Assistência, tem um compromisso com as lutas sociais, repudia qualquer retirada de direitos e está unida à categoria contra o desmonte do Suas. “O Conjunto CFESS-Cress tem se posicionado pelo fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e tem participado ativamente das conferências estaduais, como preparação para a etapa nacional”, disse.
A XI Conferência Estadual de Assistência Social, cujo tema foi “Garantia de direitos no fortalecimento do Suas” debateu e elegeu propostas para serem levadas à Conferência Nacional, que ocorrerá de 5 a 8 de dezembro, em Brasília (DF). Além disso, elegeu os/as delegados/as que representarão o RN.
Durante o evento, os/as participantes se dividiram em eixos temáticos para o debate:
Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais
Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS
Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais
Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Na abertura, houve ainda palestra do professor Dr. Edval Bernardino (Faculdade de Serviço Social da UFPA).
O objetivo da Conferência foi reafirmar o papel da Assistência Social como política que garante direitos e pensar a urgente necessidade de dar-lhe visibilidade na sociedade, trazendo o/a usuário/a para o centro do debate.