Reafirmando as bandeiras de luta do Conjunto CFESS-Cress, delegados/as, conselheiros/as e profissionais de base encerraram, no domingo (16), o XXVI Encontro Descentralizado Nordeste, primeiro a ocorrer em 2017 antecedendo o Encontro Nacional de Brasília (DF). Os seis eixos temáticos debatidos durante o fim de semana confirmaram o compromisso da categoria com a defesa de melhores condições de trabalho, da democracia e contra toda forma de opressão.
Os eixos debatidos durante todo o sábado (15) e domingo foram: Formação Profissional e Relações Internacionais, Ética e Direitos Humanos, Seguridade Social, Administração e Finanças, Orientação e Fiscalização e Comunicação. Na plenária final, as propostas foram aprovadas e serão levadas ao Encontro Nacional, que ocorrerá em setembro próximo. Na votação, o estado escolhido para sediar o próximo Descentralizado Nordeste foi o Ceará.
No encerramento, a presidenta do CFESS, Josiane Soares, reiterou que as bandeiras de luta do Conjunto passam pela defesa da liberdade, da democracia e do combate a todas as formas de preconceito, barbárie e violência. “Essas estratégias e bandeiras só têm sentido quando realizadas conjuntamente, retratando a direção ético-política afirmada pelo Serviço Social brasileiro em sua trajetória recente e contribuindo para alimentar a potencialidade dessa categoria em transformar essa realidade”, diz trecho do material.
Josiane parabenizou o Cress/RN, que há mais de 10 anos não sediava o evento, pela ousadia de enfrentar, em dois meses de nova gestão, a organização da atividade. A presidenta destacou a importância que é para o Nordeste ter voz no Encontro Nacional, lutando por espaço para questionar e lançar propostas antenadas com a realidade dos nove regionais.
A presidenta Luana Soares agradeceu a presença de todas as delegações e disse estar “muito feliz e satisfeita” com os reencontros, trocas, lutas, debates e o resultado de toda uma construção coletiva pelo fortalecimento da profissão. Ela agradeceu a toda a gestão e aos/às funcionários/as do Cress/RN pela dedicação para que o evento acontecesse.
Confira a Nota pela restituição do Estado Democrático e de Direito, assinada pelos Cress PB, CE, PE, RN e SE.