Em audiência pública, CRESS-RN defende o Serviço Social do INSS

Em defesa do Serviço Social, o CRESS-RN participou, no último dia 14, da audiência pública virtual “Reestruturação do INSS e reabertura no processo de pandemia”, de iniciativa do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL).

O Conselho tem acompanhado e se posicionado contra o desmonte do INSS ao longo dos últimos anos, processo intensificado com a informatização das relações de trabalho, atingindo o fazer profissional de assistentes sociais.

O CRESS-RN reafirma a importância da profissão na viabilização dos direitos sociais por meio de uma prática alicerçada nas orientações do Conjunto CFESS-CRESS, assim como a defesa de um direcionamento crítico presente nos arcabouços legais da profissão.

Além disso, em virtude da falta de planejamento por parte do governo federal, o INSS vem sofrendo com a falta de pessoal e com atrasos constantes no acesso dos segurados aos serviços oferecidos pelo órgão.

Por isso, o CRESS-RN defende a retomada das atividades do órgão, mas com a garantia das condições éticas e técnicas de trabalho, respeitando as atribuições privativas da profissão, ampliando as equipes e fortalecendo a Previdência enquanto tripé da Seguridade Social.