Em Natal, Boulos defende Diretas Já e unidade ampla da esquerda

“Aqui está o povo sem medo, sem medo de lutar”. Sob estas palavras de ordem, militantes de esquerda e representantes de movimentos sociais receberam, de forma calosorosa, o ativista e professor Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), na noite desta quarta-feira (7), em Natal.

O evento, organizado pela Frente Povo sem Medo no RN, aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários e debateu os desafios da esquerda na conjuntura política atual e frente às reformas do governo Temer.

Boulos ressaltou a importância dos/as trabalhadores/as permanecerem em peso nas ruas, aderirem às greves gerais (a próxima será no dia 30 de junho) e do diálogo da esquerda com as bases.

Como desafios, o ativista colocou para a esquerda três pontos: o momento é da mais ampla unidade; é preciso recuperar a capacidade de mobilizar a sociedade e a necessidade de pensar em novos caminhos.

“Precisamos recuperar a nossa capacidade de atuar nas bases, nas periferias, ouvir as pessoas, dar atenção. Chega da esquerda falar pra si mesma”, alertou Boulos.

Ele afirmou que a Reforma da Previdência significa o fim do direito à aposentadoria e que a Trabalhista liquida a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

“Estão destruindo os três últimos grandes pactos sociais: o mais recente, que assegurou o mínimo de programas sociais; o da Constituição de 1988 e o ‘varguista’, que estabeleceu a proteção ao trabalhador”, denunciou.

“São 80 anos de retrocesso em um ano de governo”, lamentou Boulos. “Uma agenda dessas só chegaria ao poder por meio de um golpe. Esses adversários, temos que derrotar a qualquer custo”, conclamou.

Boulos defendeu a bandeira das Diretas Já, justificando que, somente com eleições diretas é possível enfrentar as reformas que são rejeitadas por 75% da população brasileira.

Representando o Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN), participaram do evento os/as conselheiros/as Luana Soares, Patrícia Lima, Jéssica Santos e Michael Dantas, além da coordenadora executiva, Miriam Torres.

Na mesa com Boulos, estavam representantes de entidades que compõem a Frente Povo sem Medo no RN: Partido Comunista Brasileiro (PCB), Intersindical, Unidade Popular pelo Socialismo, Liberdade Socialismo Revolução (LBR), Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (Mais) e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços