Encontro dos Cress Nordeste discute democratização da comunicação

Assessores de comunicação e conselheiros/as membros das comissões de Comunicação dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) em todo o Nordeste se reuniram na tarde e noite desta quinta-feira (11) no Encontro Regional de Comunicação, evento que aconteceu dentro do Encontro Regional Descentralizado Nordeste, no hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza (CE). O momento precede o Nacional de Comunicação, que acontecerá no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-Cress, em setembro, em Recife (PE).

O seminário começou com a palestra “Democratização dos meios de comunicação na perspectiva dos movimentos sociais” e com os palestrantes Edgard Patrício (Universidade Federal do Ceará – UFC), Rafael Mesquita (Comitê pela Democratização da Comunicação  – FNDC) e Jairo Ponte, advogado. A coordenação da mesa ficou a cargo do assessor de comunicação do Cress/CE, Allan Diniz.

Na abertura, compuseram a mesa a presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues; Allan Diniz e a conselheira do Cress/CE Luana Moreira. Eles deram as boas vindas aos/às participantes e falaram da importância da discussão da comunicação nos dias atuais, com todos os desafios da perspectiva da regulação, democratização e participação popular nos meios e também a Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-Cress.

Representando o Cress/RN, participaram as conselheiras Eciran Targino e Liduina Felipe (seccional Mossoró) e a assessora de comunicação, Gabriela Olivar. O evento foi encerrado com uma discussão em eixos temáticos: mídias digitais e estratégias de comunicação, a perspectiva social no relacionamento com a imprensa e a política institucional do CFESS-Cress na perspectiva dos movimentos sociais.

Democratização da comunicação
Iniciando a palestra, o professor Edgard Patrício falou sobre a relação entre comunicação e educação, ambas como diálogo e encontro de sujeitos interlocutores, citando o educador Paulo Freire e fazendo uma relação com a Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-Cress. Ele falou, ainda, sobre a inserção dos temas ligados ao serviço social na grande imprensa e provocou os/as participantes acerca de que tipo de aparição e que tipo de espaço a categoria tem buscado. “Será que o grupo tem procurado os espaços alternativos?”, questionou.
Edgard falou sobre o papel da comunicação na dissolução de verdades e percepção das vozes e diversidades e citou também a influência da comunicação feita pelas grandes mídias nas mídias sociais. “O mesmo processo de agenda setting da mídia tradicional ocorre em muitos casos nos meios virtuais”, afirmou.
Em sua fala, o jornalista Rafael Mesquita falou sobre a atuação do FNDC e as bandeiras de luta da entidade, pautada na plataforma da participação social, regulamentação dos meios de comunicação e criação de comitês locais para discussão e atuação da comunicação como um direito humano. Ele lembrou da participação do fórum nas conferências municipais, estaduais e nacional de comunicação e das conquistas e desafios atuais. “Precisamos de políticas públicas de comunicação como algo efetivo”, disse. “Daí a importância de os movimentos sociais militarem em favor dessa comunicação”.
Encerrando a palestra, o advogado Jairo Ponte, que atua no Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no CE (Renap-CE), falou sobre os significados da democracia, a regulação dos meios de comunicação e a estrutura de comunicação encontrada hoje no Brasil, totalmente ligada ao lucro. Jairo também explicou a relação entre democracia, soberania popular e pluralismo. “O conselho precisa ser contra-hegemônico”, destacou. “A maioria das pessoas, por exemplo, quer a redução da maioridade penal ou da pena de morte, e precisamos nos contrapor a isso”.
Ao final, o advogado sugeriu aos conselhos que, dentro dos seu planos de comunicação, acentuem temáticas importantes nas produções jornalísticas e também na organização de eventos. “Uma sugestão, por exemplo, é fazer uma semana de divulgação da violência contra a mulher”, explicou.
Eixos temáticos
No segundo momento do seminário, os/as conselheiros/as e assessores/as presentes se apresentaram e fizeram um relato de experiências de cada regional, com os principais desafios postos às questões ligadas à comunicação. O grupo contou com a participação da jornalista cearense Ivna Girão (que colaborou coordenando o debate e sistematizando as informações e propostas), além do assessor do Cress/CE e a conselheira Sâmya Rodrigues.
O grupo discutiu as estratégias utilizadas nas mídias sociais para a comunicação com os/as profissionais e também utilizadas no relacionamento com a imprensa, que, para os/as participantes, deve receber atenção especial, visto que é preciso “cavar” espaço nas mídias para que a sociedade tenha acesso a informações importantes a respeito da atuação do Conjunto CFESS-Cress e os posicionamentos da categoria.
Outro ponto debatido nos eixos foi a necessidade de haver, em todos os Cress, um/a profissional de comunicação na assessoria e também comissão de Comunicação.
Por fim, Sâmya Rodrigues reiterou que os resultados das discussões serão encaminhados para a organização do Encontro Nacional de Comunicação 2013, onde serão votadas propostas e diretrizes da política do conjunto para a temática.