*Atualizada às 9h37 de 29/09/2016
A Agenda Assistente Social 2017, importante publicação do CFESS e instrumento de reflexão, organização e planejamento diário individual para assistentes sociais, chega mais cedo aos Regionais neste ano. Ela já pode ser adquirida nos Cress e Seccionais em todo o país, inclusive em Natal e Mossoró.
A edição tem como tema “Serviço Social nas ruas, nas trincheiras”. Inspirada em diversas lutas revolucionárias que marcaram o mundo (e também o Brasil) desde o século 19, ela instiga a categoria a intensificar sua mobilização e ocupar as ruas e trincheiras em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
A agenda acaba homenageando a luta de trabalhadores e trabalhadoras pela sua emancipação desde 1948, na Primavera dos Povos, passando por outros momentos históricos importantes, como a Revolução Cubana (1959), o Maio de 1968, a Revolução dos Cravos (1974) e até mesmo as Jornadas de Junho de 2013, no Brasil, mas sem obedecer a uma cronologia.
Para Daniela Neves, coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, a publicação é mais um reforço ao convite “vamos à luta”, principalmente no momento que o país e o mundo vivem, de intensificação de retirada de direitos e de reações conservadoras fascistas. “É preciso muita vontade, individual e coletiva, e a história das lutas sociais e do Serviço Social brasileiro mostra que é possível a construção de um caminho para a emancipação humana e por uma sociedade livre de qualquer exploração ou opressão”, afirma.
Novidades
A grande novidade é que a Agenda Assistente Social 2017 vem em um só formato (13 x 18 cm), mais compacta e leve, intermediária aos formatos da edição anterior (standard e de bolso). A agenda traz também calendário diário, mensal e anual, para organização dos compromissos.
Ela continua com sua intenção de ser almanaque ilustrado, já que nas suas páginas diárias ela traz sempre um poema, música, dica de filme ou outra “pílula” relacionada ao tema de cada mês.
O projeto gráfico dialoga com a temática da publicação e as ilustrações das divisórias foram inspiradas em cartazes, fotografias e ilustrações das revoluções e momentos históricos retratados em cada mês. Muitas cores, intensas, para mostrar a efervescência de cada momento histórico e instigar a categoria.
Como e onde adquirir
O valor da agenda é de R$ 12 e não há qualquer tipo de atividade lucrativa neste repasse. No RN, os/as profissionais poderão adquiri-la na sede do Cress em Natal ou seccional Mossoró, no horário de atendimento (segunda a sexta, das 12h às 18h). O pagamento só poderá ser feito mediante depósito bancário ou cartão de débito/crédito – exceto o Hiper. O Cress/RN não realiza reserva de agendas e não envia via Correios.
*Com informações do CFESS