Filme Nise é exibido na edição de abril do Cine Cress

Estudantes e profissionais participaram, na última quarta-feira (26), da edição de abril do Cine Cress, que exibiu o filme Nise – O coração da loucura e debateu a luta antimanicomial.

O filme conta a história e militância da médica Nise da Silveira, que, ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia e através do amor e da arte.

A produção recebeu dois prêmios no 28º Festival de Tóquio, presidido pelo cineasta americano Bryan Singer: o Grand Prix de melhor filme e o prêmio de melhor atriz para Glória Pires.

O Cine Cress contou com a assistente social Samya Martins como facilitadora do debate. Os/as participantes falaram sobre a importância da luta antimanicomial no Brasil, as internações compulsórias, comunidades terapêuticas e a atuação dos/as assistentes sociais na rede de atendimento a pessoas com deficiência e dependentes químicos.

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços