A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS-RN reuniu-se, na última sexta-feira (27), de forma virtual, com assistentes sociais coordenadoras/es do Serviço Social de 11 hospitais regionais do estado.
O objetivo foi ouvir os desafios no processo de trabalho atualmente e explicar as ações que o Conselho vem realizando em articulação com o SINDSAÚDE-RN, outros conselhos de fiscalização profissional (Psicologia, Enfermagem e Medicina) e a SESAP.
As ações conjuntas têm sido na direção da defesa das condições objetivas de trabalho, das competências e atribuições profissionais privativas e da convocação de mais assistentes sociais para a Saúde estadual.
As/os coordenadoras/es destacaram as principais dificuldades nos hospitais: falta de profissionais em algumas unidades e hemocentros; falta de garantia de local e/ou do direito ao repouso durante o plantão; falta de comunicação interna entre os setores e/ou repasse de informações para o Serviço Social; espaço estrutural pequeno para equipes e usuárias/os e a responsabilização por atividades que não são competência ou atribuição privativa da profissão.
O CRESS-RN comprometeu-se a retomar as visitas de fiscalização presenciais; enviar solicitação de contribuição de cada hospital para construção de documento sobre o dimensionamento da equipe técnica do Serviço Social; se articular com o SINDSAÚDE-RN para garantir o repouso das/os profissionais e elaborar orientação técnica sobre o documento de alta a pedido e à revelia.